21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
O Ibovespa cai forte e o dólar oscila nesta sexta-feira (20), na volta do feriado de Corpus Christi.
💲 Os investidores reagem, sobretudo, à decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) de elevar a taxa Selic para 15% ao ano e avisar que os juros seguirão altos por um "período bastante prolongado".
No mercado, a avaliação é de que a Selic deve ficar em 15% até pelo menos o início do próximo ano.
📉 Diante disso, o Ibovespa abriu em forte queda, perdendo os 138 mil pontos. Às 11h27, o principal índice da B3 recuava 1,16%, aos 137.104 pontos.
Na mínima do dia, o Ibovespa chegou a tocar nos 136.817 pontos, o patamar mais baixo em uma semana.
A queda era puxada, sobretudo, por empresas de alta alavancagem e sensíveis à economia doméstica, que podem sofrer com a alta dos juros.
A Cosan (CSAN3), por exemplo, afundava 5,63% e a Casas Bahia (BHIA3), -4,14%.
O dólar também abriu em queda. Contudo, passou a operar em leve alta no início da tarde, voltando a ficar acima dos R$ 5,50.
Às 13h54, a moeda americana subia 0,23% e era negociada por R$ 5,51.
Embora pesem sobre as contas das famílias e empresas brasileiras, os juros altos tendem a favorecer a moeda brasileira. Afinal, outros países vêm cortando ou mantendo suas taxas de juros. Logo, a decisão do Copom cria um diferencial de juros que pode atrair investidores estrangeiros para o Brasil.
O dólar, contudo, não conseguiu manter-se em baixa durante o pregão devido às incertezas externas.
Nos Estados Unidos, as bolsas também oscilam, com o mercado de olho nos juros americanos, nos conflitos no Oriente Médio e na guerra comercial entre Estados Unidos e China.
O Fed (Federal Reserve) manteve a taxa de juros americana inalterada na quarta-feira (18). Contudo, indicou que os juros ainda podem sofrer dois cortes nos Estados Unidos neste ano.
No campo político, a Casa Branca indicou que o presidente Donald Trump só vai decidir sobre uma eventual participação americana na guerra entre Irã e Israel daqui a duas semanas.
Contudo, informações de que o governo americano deve revogar isenções a produtores de chips e semicondutores pesam sobre ações como a da Nvidia (NVDC34).
Diante disso, as bolsas americanas até abriram em alta, mas passaram a oscilar durante o pregão.
Veja o desempenho das bolsas americanas às 11h40:
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores