Como fazer o dinheiro trabalhar para você?
Como declarar Bitcoin no Imposto de Renda?
Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que investem ou investiram nesse tipo de ativo no ano anterior.
Por mais que o Bitcoin seja uma moeda digital descentralizada, quem possui esse tipo de ativo na carteira de investimentos ou comprou e vendeu criptomoedas no ano anterior, precisa ficar de olho na necessidade de fazer um acerto de contas com o fisco.
Diante da importância do assunto e do grande número de dúvidas que costumam surgir, o time do Investidor10 decidiu preparar um conteúdo completo para tratar do Bitcoin na declaração anual de Imposto de Renda.
Para saber mais e conferir tudo que separamos para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
De acordo com a Receita Federal, todos os contribuintes que atendem um dos requisitos da lista abaixo, estão obrigados a entregar a declaração de Imposto de Renda:
Se você preenche algum dos requisitos acima, não tenha dúvidas, você precisa declarar o seu patrimônio para o fisco através do Imposto de Renda, incluindo aplicações financeiras em Bitcoins e outras criptomoedas.
Declarar Bitcoin e outras criptomoedas no Imposto de Renda é muito simples. Para isso, tudo que você precisa fazer é seguir as orientações do passo a passo abaixo:
Além disso, caso você tenha vendido criptomoedas no ano anterior, em valor superior a R$ 35 mil em um mesmo mês e obtido lucro, o correto é que você tenha recolhido o imposto de renda através do GCAP - Programa Ganhos de Capital.
Sobre a venda de criptoativos com lucro, incidem as seguintes alíquotas de IR:
Por sua vez, as informações do GCAP precisam ser importadas na sua declaração anual de Imposto de Renda.
Na hora de preencher a sua declaração de Imposto de Renda, é muito importante que você tenha atenção para escolher o código correto ao identificar os criptoativos que você tem em carteira. No caso do Bitcoin, por exemplo, o código é o 01. Veja:
Vale destacar que se você não declarar seus Bitcoins e outras criptomoedas no Imposto de Renda, o fisco poderá lhe multar, incluir o seu CPF na Malha Fina e abrir um processo por crime de sonegação fiscal, cuja pena pode chegar a prisão.
Diante disso, se você possui dúvidas e não sabe como declarar suas aplicações no IRPF, o melhor a se fazer é contratar o serviço de um contador especializado.
Aprenda mais sobre investimentos com o Investidor10
Para mais conteúdos sobre finanças e investimentos, conheça o Investidor10.
Aqui você tem acesso a uma série de conteúdos gratuitos, além de muita informação, rankings e indicadores sobre os principais ativos do mercado financeiro, incluindo:
Conte com os conteúdos e ferramentas do Investidor10 para compreender cada vez mais sobre o mercado financeiro, reduzir riscos e maximizar seus resultados ao investir.
Além de muito conteúdo gratuito, aqueles que desejam ter resultados acima da curva, também podem contar com os conteúdos e ferramentas especiais do Investidor10 Pro que vai te dar acesso a:
Para ter acesso a todas as soluções acima, reduzir os riscos ao investir e maximizar seus rendimentos como investidor, clique aqui e garanta sua assinatura! Por fim, antes de sair, caso ainda não siga, não se esqueça de seguir o Investidor10 nas redes sociais!
Aproveite e leia mais nossos conteúdos:
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?