Como fazer o dinheiro trabalhar para você?
Essa é uma das dúvidas que surgem entre aqueles que investem em criptoativos, durante o período para entrega da declaração anual de IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Sabendo disso, o Investidor 10 decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, onde você terá a oportunidade de conferir quem precisa declarar Imposto de Renda, bem como, o que é preciso para informar a posse, compra ou venda de criptoativos para o fisco.
Para saber mais e conferir o que separamos para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Anualmente, milhões de contribuintes pessoa física de todas as partes do país, precisam fazer um acerto de contas com o fisco, declarando os seus rendimentos e patrimônios no ano anterior. No caso do Imposto de Renda 2024, por exemplo, estão obrigados a declarar, todos aqueles que:
Sendo assim, se você se encaixa em pelo menos um dos requisitos da lista acima, é muito importante ficar de olho no prazo e enviar a sua declaração de IR, a fim de evitar problemas com o fisco. Você pode preencher e enviar a declaração por conta própria, utilizando um dos canais de preenchimento fornecidos pela Receita Federal ou contratar um contador para realizar essa tarefa.
Como declarar criptomoedas em carteira no Imposto de Renda? Na declaração anual de Imposto de Renda você precisa fornecer ao fisco, o valor e a quantidade das criptomoedas que você tinha em carteira no dia 31 de dezembro do ano anterior. Para isso, você pode utilizar como fonte de dados, o Informe de Rendimentos fornecido pela sua corretora de criptoativos.
A propriedade de criptomoedas deve ser declarada na ficha de Bens e Direitos, informando dentre outras coisas, o tipo de criptoativo em carteira, a quantidade e o CNPJ da instituição custodiante.
Caso você tenha vendido criptomoedas no ano anterior, em valor superior a R$ 35 mil em um mesmo mês, e obtido lucro com a operação, o correto é que você tenha recolhido o imposto devido no mês subsequente à venda. Na prática, isso acontece, pois, a legislação em vigor determina que nesse tipo de situação, o contribuinte precisa preencher o GCAP - Programa de Apuração dos Ganhos de Capital.
Sobre a venda de criptoativos com lucro, incidem as seguintes alíquotas de IR:
Se uma pessoa obrigada a fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) não a fizer dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal, ela estará sujeita a algumas consequências:
Diante das consequências citadas acima, não tenha dúvidas, o melhor a se fazer é acertar as contas com o fisco, por mais que isso possa lhe render algum valor de Imposto de Renda a pagar.
Como declarar o Imposto de Renda Preparamos um pequeno passo a passo para que você entenda como declarar o Imposto de Renda. Veja: 1.Reúna os documentos necessários: Antes de começar a declarar, você precisará reunir todos os documentos necessários, como informes de rendimentos, comprovantes de despesas dedutíveis, extratos bancários, entre outros. 2.Acesse o programa ou aplicativo da Receita Federal: O programa para fazer a declaração do Imposto de Renda está disponível no site da Receita Federal do Brasil. Baixe e instale o programa correspondente ao ano em que você está declarando. 3.Crie uma nova declaração: No programa, selecione a opção para criar uma nova declaração e escolha o modelo adequado (completo ou simplificado). 4.Informe seus dados pessoais: Preencha todas as informações solicitadas sobre você e sua família, incluindo nome, CPF, endereço, etc. 5.Informe seus rendimentos: Insira os valores recebidos ao longo do ano, como salários, rendimentos de alugueis, rendimentos de aplicações financeiras, entre outros. Utilize os informes de rendimentos fornecidos pelas fontes pagadoras. 6.Informe suas deduções: Inclua todas as despesas dedutíveis permitidas pela legislação, como despesas com educação, saúde, previdência privada, etc. 7.Informe seus bens e direitos: Declare todos os seus bens e direitos, como imóveis, veículos, investimentos, entre outros, conforme as informações disponíveis. 8.Informe suas dívidas e ônus: Declare eventuais dívidas e ônus, como empréstimos, financiamentos, entre outros. 9.Verifique e revise a declaração: Antes de enviar, revise todas as informações inseridas para garantir que estejam corretas e completas. 10.Envie a declaração: Após revisar e confirmar que tudo está correto, envie a declaração para a Receita Federal. 11.Guarde o recibo de entrega: Após o envio, guarde o recibo de entrega da declaração. Ele é a comprovação de que você cumpriu com sua obrigação fiscal. Em caso de dúvidas com relação ao preenchimento da declaração, o melhor a se fazer para evitar problemas fiscais, é buscar a orientação de um contador.
Deseja aprender mais sobre investimentos?
Se a sua resposta foi “Sim”, siga essas dicas:
Ah, antes de sair, não se esqueça de salvar o Investidor 10 nos seus favoritos!
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?