Como fazer o dinheiro trabalhar para você?
Em um mundo de constante mudanças, o desenvolvimento sustentável vem se tornando de grande preocupação de todas as pessoas. E isso chegou ao mundo do investimento com o nome de ESG Investing.
ESG Investing ainda não é o padrão de investimento, mas de uma ideia que não passava de sussurros, já se tornou a estratégia padrão dos maiores gestores de recursos do planeta, com trilhões de dólares em ativos sustentáveis!
Não é surpresa que fatores ESG vêm rapidamente ganhando popularidade. A crescente preocupação com questões como mudanças climáticas e problemas sociais está mudando como investidores alocam seus recursos.
A estratégia ESG utiliza critérios de investimento que alinham seus valores e causas que importam para você com os ativos da sua carteira.
Com esse pensamento, é adicionado propósito aos retornos financeiros obtidos. Não mais apenas investir pelo lucro, mas para o impacto na sociedade da empresa como um todo.
Mas, como funciona essa filosofia de investimentos?
Podemos compreender esse tipo de análise de investimento através do Tripé da Sustentabilidade, expressão apresentada pelo economista John Elkington em 1997, em inglês chamado de Triple Bottom Line.
Esse conceito reflete a integração de três dimensões que devem coexistir para que o desenvolvimento sustentável seja atingido. Sendo estes: Pessoas, Lucro e Planeta.
Pela filosofia ESG, teremos esse tripé com os seguintes nomes:
Dessa forma, os critérios adotados para investimento almejam alinhar retornos financeiros com as necessidades da sociedade e gerações futuras.
Segundo relatório da Global Sustainable Investment Alliance, o total investido em ativos sustentáveis em 2018 eram de USD 30.7 trilhões.
Nesse sentido, o gestor chefe global de Wealth Management da Deutsche Bank, Fabrizio Campelli comenta que ESG Investing vem se tornando cada vez mais importante na relação com seus clientes. “Análise, diretrizes e investimentos ESG estão rapidamente se tornando não só importante componente das nossas ofertas, mas uma essencial fundação para tudo que fazemos”, complementa.
JPMorgan também é outro dos bancões que vem cada vez mais integrando seus ativos à critérios ESG. Atualmente, já possuem USD 2 trilhões investidos em ativos sustentáveis.
Larri Fink, CEO da Blackrock, a maior gestora de recursos do mundo (são mais de USD 6 trilhões de ativos sob gestão), em uma carta para CEOs colocou o ESG Investing nos holofotes ao declarar que estarão adotando as premissas dessa estratégia como o novo padrão para gestão de seus investimentos.
A carta de Larri Fink aos CEOs das empresas também demonstra como as companhias estão sendo cada vez mais cobradas em suas ações de sustentabilidade. Essa pressão leva as empresas a terem projetos e diretrizes mais concretas, beneficiando tanto a sociedade como seus acionistas.
Ademais, por pressão dos investidores e sociedade, podemos ver empresas como a JBS dedicando uma seção inteira de seu site de Relação com Investidores à divulgação de suas ações de sustentabilidade, diretrizes de governança e compliance.
Foram identificadas 7 estratégias adotados para a formação de um portfólio:
Lembrando que uma estratégia não anula a outra. Por isso, é comum ver duas ou mais estratégias sendo adotadas em conjunto.
Crescimento Global das Estratégias de Investimento Sustentáveis 2016-2018 (valores em bilhões)
Pelo relatório da GSIA, podemos observar que a estratégia mais adotada até 2018 era de exclusão. Mas, em segundo lugar sendo a Integração ESG, com aumento expressivo de 2016 para 2018 em volume de ativos, demonstrando uma transição dos modelos tradicionais de investimento para uma montagem de portfólio mais sustentável.
Investir em ativos que causem impactos positivos no ambiente e na sociedade é uma promessa tentadora. Afinal, todos queremos ter um impacto positivo com nossas ações.
Mas, apesar de ser atrativo a premissa do ESG, ainda encontramos alguns problemas, fazendo que a escolha ética e fácil por essa estratégia em detrimento de outras seja mais complicada.
Um dos grandes problemas está na falta de padronização nos critérios adotados.
Apesar do ESG agora ser bastante popular, ainda não é possível encontrar congruência de critérios de avaliação.
Isto é, cada gestora de recursos e agência de análise terá seus critérios próprios de ESG para avaliação dos investimentos.
Dessa forma, ocorre muita divergência. Por exemplo, um ambientalista poderá se decepcionar ao ver um fundo ESG com posição aberta em empresas de petróleo, mesmo que essa empresa seja a mais sustentável em seu segmento.
Por esse motivo, é preciso analisar muito bem os critérios adotados pela instituição antes de investir com ela. Pois, talvez os seus valores e intenções não estejam totalmente alinhados aos critérios adotados pela gestora.
Outros problemas que podemos elencar sobre a estratégia são:
Com a popularização da filosofia de investimento sustentável algumas empresas acabam tentando se aproveitar dessa mentalidade para atrair consumidores e investidores, enquanto mantém práticas que vão na direção oposta à sustentabilidade.
A prática do Greenwashing consiste em vincular informações ecológicas que beneficiem seus serviços e produtos de modo a distorcer a realidade. Isto é, informação incompleta ou totalmente fabricada para dar aparência de empresa preocupada com o meio ambiente, apenas para poder cobrar preços maiores e aumentar vendas.
Aqui vão algumas dicas para identificar práticas de Greenwashing:
Uma grande vantagem de a empresa adotar uma gestão mais sustentável e de investidores terem portfólios ESG está na redução de riscos:
Assim, você estará apoiando empresas que atuam nas causas que lhe importa e que se alinham com seus valores pessoais.
Ademais, companhias com gestão mais sustentável podemos esperar:
Além disso, mudanças climáticas também impacta as economias, e o Brasil é uma das nações que possuem mais chance de serem negativamente impactadas.
Economias emergentes são mais propensas a serem impactadas pelo aquecimento global:
Portanto, não é só sobre valores pessoais, mas a atenção com o ambiente hoje é reduzir os impactos negativos futuros na economia e na sociedade.
Assim, alguns defensores da ESG também apontam que é obrigação moral dos investidores de tomarem ações ativas para o desenvolvimento sustentável.
Em contrapartida, outros defendem que apesar de ser uma filosofia que deve ser encorajada, atualmente vem sendo utilizada apenas como estratégia de marketing e relações públicas sem reais avanços de sustentabilidade por partes das instituições e que o público está comprando essas narrativas cegamente.
De todo modo, os avanços de políticas de desenvolvimento sustentável vem afetando todas setores da sociedade. Incluindo os investimentos.
Enfim, ESG investing pode não ser a forma como todos estão investindo. Ainda. Pois, como vimos, os maiores gestores de recursos financeiros do mundo já estão adotando o ESG Investing como o novo padrão para investimento.
E você, o que pensa sobre uma estratégia de investimento que visa possuir ativos que gerem impactos positivos no ambiente e sociedade para seu portfólio?
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?