Como fazer o dinheiro trabalhar para você?
Durante o período para entrega da declaração anual de Imposto de Renda, muitas dúvidas começam a surgir, dentre elas: “Como declarar renda fixa no Imposto de Renda?”
Em meio a esse tipo de dúvida, o Investidor10 decidiu preparar um conteúdo completo para lhe ajudar a preencher corretamente a sua declaração, e com isso, evitar problemas com o fisco.
Para saber mais e conferir o passo a passo completo para declarar títulos em carteira, bem como, os dividendos das suas aplicações, continue conosco até o final do artigo.
é uma classe de investimento em que o investidor sabe, no momento da aplicação, qual será a forma de remuneração ou o critério pelo qual os rendimentos serão calculados.
Em outras palavras, a rentabilidade ou retorno do investimento é previsível no momento da aplicação, geralmente apresentando menor volatilidade em comparação com investimentos de renda variável, como ações.
Os investimentos em renda fixa são caracterizados pela estabilidade e previsibilidade dos retornos, o que os torna uma opção atraente para investidores que buscam segurança e preservação do capital.
Dentre os principais tipos de investimentos de renda fixa, podemos destacar:
Os investimentos em renda fixa podem oferecer diferentes formas de remuneração, como juros pré-fixados, pós-fixados (indexados à taxa de juros básica da economia, como a taxa Selic ou o CDI) ou híbridos (combinando características de pré e pós-fixados).
De acordo com o fisco, todos os contribuintes que se enquadram em ao menos uma das condições abaixo precisam declarar o Imposto de Renda:
Se você possui dúvidas quanto a sua obrigatoriedade de entregar a declaração anual de Imposto de Renda, o melhor a se fazer é buscar a orientação e assessoria de um contador.
O preenchimento de títulos de renda fixa em carteira no Imposto de Renda é intuitivo, e você não deverá enfrentar maiores dificuldades.
Confira as orientações no passo a passo abaixo:
Será preciso repetir esse procedimento para lançar todos os ativos de renda fixa que você possui em carteira, declarando separadamente cada aplicação, caso tenha mais de uma, como por exemplo: Tesouro Direto e CDB.
De acordo com a legislação em vigor, alguns rendimentos de renda fixa são tributados na fonte, ou seja, o Imposto de Renda é descontado pelo banco ou corretora no momento do resgate.
Por outro lado, existem títulos que são completamente isentos de IR. No caso dos rendimentos tributados na fonte, siga o seguinte passo a passo para declarar essa informação para o fisco:
Lembre-se de repetir o procedimento, declarando separadamente os rendimentos, caso tenha recebido valores sujeitos à tributação originados em diferentes ativos da renda fixa.
Para declarar dividendos de renda fixa isentos no Imposto de Renda, siga às orientações do passo a passo abaixo:
Por fim, vale lembrar a necessidade de repetir o procedimento, declarando separadamente os seus rendimentos, caso tenha recebido valores isentos originados em diferentes ativos da renda fixa.
Dúvidas na hora de preencher e entregar a declaração? O melhor a se fazer para evitar problemas com o fisco, é buscar a assessoria e orientação de um contador.
Além disso, para não cometer erros no preenchimento da declaração, é recomendado que você utilize como base, as informações presentes no Informe de Rendimentos fornecido pelo seu banco ou corretora de valores.
O que acontece se não declarar títulos de renda fixa no Imposto de Renda? Ao não preencher a declaração de Imposto de Renda ou deixar de fornecer alguma informação importante ao fisco, o contribuinte fica sujeito a uma série de sanções e consequências negativas, incluindo:
Conte com os conteúdos e ferramentas do Investidor10 para compreender cada vez mais sobre o mercado financeiro, reduzir riscos e maximizar seus resultados ao investir.
Além de muito conteúdo gratuito, aqueles que desejam ter resultados acima da curva, também podem contar com os conteúdos e ferramentas especiais do Investidor10 Pro.
Assinantes do Investidor10 Pro possuem acesso a uma série de conteúdos e ferramentas de valor sobre investimentos, incluindo:
Para ter acesso a todas as soluções acima, reduzir os riscos ao investir e maximizar seus rendimentos como investidor, clique aqui e garanta sua assinatura!
Aproveite e leia mais nossos conteúdos:
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?