O Bitcoin Cash surgiu na metade de 2017 a partir de uma discussão sobre a necessidade de mudança do funcionamento do Bitcoin até aquela data, de forma que aprimoraria o tempo e a quantidade de transações possíveis. Com isso foram propostas soluções técnicas que acabaram por proporcionar um aumento de até 8x na velocidade do registro de uma transação (o arquivo do Bitcoin Cash suporta um tamanho maior do que o arquivo do Bitcoin, 8mb contra 1mb especificamente), além disso o sistema também conferiu ao Bitcoin Cash uma maior segurança, cancelando a operação caso ela registrasse que uma das partes havia alterado algum termo, isso foi uma novidade na época.
A nova criptomoeda que surgiu dessa “cisão” que também chamada de “hard fork” nas comunidades dedicadas ao tema, baseando-se no Bitcoin, e conferiu a criptomoeda as características acima mencionadas, que são seus diferenciais em relação ao seu par mais famoso com quem compartilha parte do nome.
As regras para a criação da cripto seguiram basicamente os mesmos protocolos do Bitcoin, inclusive no número máximo de criptomoedas que poderiam ser criadas, seus diferenciais de velocidade e o tamanho das informações transacionadas conferiram ao Bitcoin Cash taxas mais baratas nas bolsas de cripto e nas transações ao redor de todo o mundo.
Alguns especialistas apontam que o Bitcoin Cash é o homólogo mais famoso com algumas melhorias, de qualquer forma, em termos populares, o seu par mais conhecido acaba sendo o Bitcoin mesmo. O Bitcoin Cash é negociado nos ambientes de negociação de criptoativos sobre o ticker de BCH.