A Binance Coin foi criada em 2017, pouco antes da abertura oficial da Binance Exchange. Seus criadores foram a dupla Changpeng Zhao e Roger Wang, que idealizaram um criptoativo que daria descontos e vantagens dentro do ambiente da Binance Exchange, uma das maiores bolsas de negociação de criptoativos. Desde o início a ideia ia além de oferecer um ambiente amplo para negociação de criptoativos, a plataforma teria em seu portfólio também um “ativo da casa” que comporia um papel importante em seu ambiente de negociação.
A princípio a Binance que é responsável pela criação da moeda, cunhou duzentos milhões de tokens do BNB para uso, a moeda passou por um lançamento oficial de moeda (sigla ICO em inglês) em um processo parecido com uma oferta pública inicial de ações, mais conhecida como IPO. Nessa ICO participaram da oferta 50% dos tokens criados, 40% dos tokens foram para a equipe fundadora e outros 10% foram reservados a um grupo chamado Angel.
O diferencial da moeda, desde a sua criação, é proporcionar vantagens ao usuário dentro do ambiente da Binance Exchange, que é amplo. Assim o criptoativo garante uma taxa percentual fixa que é baixa, garante também uma grande quantidade de transações possíveis pelo sistema em que foi criada, podendo realizar até 1.400.000 pedidos por segundo. Outra grande vantagem desse ativo, é que ele é o “cria” de uma bolsa que é amplamente utilizada, contando com mais de 380 criptoativos em seu portfólio, isso faz com que as transações envolvendo a BNB sejam extremamente líquidas, oferecendo transações utilizando uma grande quantidade de criptoativos.
Um comunicado da Binance Exchange disse que realizará uma queima de 100 milhões de BNB, isso faz parte da estratégia da bolsa para garantir maior importância do criptoativo no futuro do seu ecossistema.
A criptomoeda conta com o sistema de blockchain que é executado no blockchain da Ethereum com padrão ERC 20. A Binance Coin negocia e é mais conhecida pelo seu ticker, BNB.