O Litecoin é uma criptomoeda fundada por Charlie Lee no dia 7 de outubro de 2011. A criptomoeda é uma das mais utilizadas no mundo, pelas características técnicas e também pelo paralelo em importância ela é vista por muitos como “a prata dos criptoativos”, sendo o Bitcoin a principal criptomoeda fazendo alusão ao ouro, comparando claro o grau de importância entre os já conhecidos metais.
Apesar das semelhanças técnicas, o Litecoin contém diferenças em relação ao seu par mais famoso, o Bitcoin. Entre elas se destacam três.
O Litecoin processa os seus blocos em 25% do tempo em relação ao Bitcoin (2,5 minutos e 10 minutos respectivamente), estes blocos são relacionados justamente a tecnologia blockchain que também está presente neste ativo, conferindo assim a possibilidade de suportar mais transações sem ter que modificar o software no futuro.
Uma segunda diferença está na quantidade de criptomoedas disponíveis, o Litecoin conta com 84 milhões de unidades na rede, representando assim uma quantidade superior em 4x a quantidade disponível de Bitcoin.
A terceira e última principal diferença se dá na forma de remuneração em relação aos usuários que fazem a mineração da criptomoeda, isso porque seu sistema previne que alguns sistemas de mineração tenham mais vantagens em relação a mineração com CPU, deixando mais “democrático” sua remuneração aos moradores. Cada Litecoin é subdivisível em 100.000.000 de unidades menores que são definidas por 8 casas decimais.
O criptoativo é um dos que possuem maior capitalização entre os criptoativos no mundo e está disponível em quase todas as plataformas de negociação com criptoativos, tais características podem se justificar pelo fato do ativo ser um dos mais antigos do segmento e também um dos mais comentados, fazendo com que seu apelo seja antigo dentro do setor, juntamente com o Bitcoin que faz paralelo com essa criptomoeda em diversos aspectos. O Litecoin é negociado nas diversas plataformas sob o ticker de LTC.