Neo é um dos criptoativos fornecidos pelo ecossistema NEO. Inicialmente a rede foi conhecida com Antshares, durante seu lançamento em fevereiro de 2014 sendo considerado o primeiro blockchain da China, três anos depois a plataforma foi renomeada para NEO.
O ecossistema NEO foi fundado por Da Hongfei e Erik Zhang, ambos têm atuação ligada a Neo Fundation, que busca promover iniciativas a partir do uso do blockchain. Um de seus fundadores, Hongfei disse certa vez que a internet possui muitas falhas e que uma das tendências naturais para corrigir falhas, principalmente de segurança de dados, será a adoção em massa dos aplicativos que se utilizam de blockchain. Seu outro fundador, Zhang criou um algoritmo que visa impedir participantes não confiáveis de participar de uma transação utilizando blockchain, e essa tecnologia passou a ser utilizada dentro do ecossistema da NEO.
Um dos pontos que diferencia o Neo (criptomoeda) e o NEO (ecossistema) é que ambos estão em contínuo desenvolvimento. Aprimoramentos de infraestrutura que garantem segurança, agilidade, e melhorias dos aplicativos de seu ecossistema são constantes. Essas melhorias são marcadas dando números ao ecossistema, como por exemplo o NEO 3.0 que é um projeto de ampla melhora de segurança e velocidade dentro da plataforma.
Outra diferença dessa plataforma é que ela possui dois tokens nativos, são eles o Neo e o Gas. Enquanto o Neo é utilizado como um token de investimentos permitindo também ao possuidor participação em votações sobre melhorias no blockchain, o Gas é utilizado para pagar as taxas das transações realizadas dentro do ecossistema da iniciativa.
Outro fator interessante sobre a plataforma NEO é que ela administra de forma ativa um fundo de desenvolvimento de iniciativas de projetos de blockchain. O EcoBoost foi lançado em 2019 como uma iniciativa que fornece suporte completo para projetos de alto potencial. Entre as atividades estão doações, suporte técnico e promoção nas redes sociais.
Neo pode ser adquirido através de várias corretoras, porém não está disponível universalmente pois ainda não é compatível com algumas plataformas. O criptoativo é negociado sob o ticker de negociação que carrega o seu próprio nome, o NEO.