Solana é o nome de uma rede de blockchain que oferece diversos aplicativos escaláveis, comportando projetos dos mais variados tipos, incluindo NFTs, Web3, entre outros.
Geralmente a comparação é feita com o Ethereum, no entanto, o ambiente da Solana é focado em transações rápidas e em taxas mais baixas.
Quem criou a plataforma Solana foi o russo Anatoly Yakovenko, como um projeto da Solana Labs, em 2017. O objetivo principal era resolver problemas comuns na Ethereum e Bitcoin.
Os principais recursos do ecossistema da Solana são:
- Prova de história;
- Tower BFT;
- Turbina;
- Gulf Stream;
- Sealevel;
- Pipelining;
- Cloudbreak;
- Arquivadores.
Vale destacar que o ecossistema Solana suporta atualmente mais de 50 mil transações por segundo, com um tempo de bloco de 400ms.
A rede de blockchain, no entanto, não é a única coisa nomeada como Solana, há também o seu token, de nome homônimo, que é comumente abreviado como SOL.
A SOL, por conseguinte, funciona como um token de utilidade, servindo para o pagamento de taxas de transação e de staking (Para provar que as transações são válidas).
A oferta máxima de SOL é de 489 milhões de unidades. No entanto, como seu modelo é deflacionário, ela constantemente faz queimas de estoque para diminuir a oferta.
Atualmente a SOL é uma das criptomoedas mais populares, com um valor de mercado em torno de 50 bilhões de dólares.
Pontos Relevantes:
- Ambiente de blockchain com tecnologia avançada;
- Teve um grande valorização recentemente;
- Possui diversos recursos;
- Oferece transações mais velozes e seguras.