Fusão entre 3R Petroleum (RRRP3) e Enauta (ENAT3) vai desbancar a Petrobras (PETR4)?
A fusão promete alterar competitividade do setor e abrir caminho para uma consolidação das ‘junior oils’.
A Maha Energy quer reduzir o número de membros e alterar a composição do Conselho de Administração da 3R Petroleum (RRRP3). A Maha Energy é acionista da companhia e já propôs recentemente a fusão da 3R Petroleum com a PetroReconcavo (RECV3).
🚨 Em fato relevante publicado nesta quinta-feira (8), a 3R Petroleum disse que recebeu uma carta da Maha Energy solicitando a convocação de uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) para deliberar sobre a destituição dos atuais membros do Conselho de Administração da companhia.
Leia também: Petrobras (PETR4): Vendas recuam em 2023, mesmo com produção em alta
Caso a proposta seja aprovada pelos acionistas da 3R Petroleum, a Maha Energy ainda propõe a redução do número de membros do Conselho de 7 para 5. A companhia propôs, então, a eleição dos seguintes nomes para o board:
Os três primeiros nomes propostos pela Maha Energy já integram o Conselho de Administração da 3R Petroleum. A companhia, no entanto, deixou de fora da proposta outros quatro membros do board, inclusive o atual presidente, Roberto Castello Branco, que também já comandou a Petrobras (PETR4).
A 3R Petroleum ainda não confirmou a data da assembleia de acionistas que deve votar a proposta da Maha Energy A companhia disse que "analisará o conteúdo da Carta, dentro do seu processo de governança interna".
A 3R Petroleum disse ainda que "manterá sua atual estratégia de negócios, bem como manterá seus investidores e o mercado em geral devidamente informados" sobre o assunto.
⛽ Petroleira listada na Bolsa de Estocolmo, a Maha Energy passou a deter 5% do capital social da 3R Petroleum em janeiro de 2024. Na ocasião, a sueca disse que não visava alterar a estrutura de controle, mas iria propor uma reorganização societária da companhia.
A proposta da Maha Energy foi uma combinação de negócios com a PetroReconcavo e a segregação dos ativos onshore e offshore da companhia, com vistas à redução de custos e ganhos de eficiência. Em 1º de fevereiro, a 3R Petroleum contratou o Banco Itaú (ITUB4), como assessor financeiro, para avaliar a transação.
A fusão promete alterar competitividade do setor e abrir caminho para uma consolidação das ‘junior oils’.
As reservas foram certificadas pela consultoria independente DeGolyer and MacNaughton.
O banco detém 9.481.662 ações ordinárias de emissão da 3R.
Com avanço na produção, companhia teve receita e Ebitda ajustado recorde em 2023
Fusão entre 3R Petroleum e PetroReconcavo foi sugerida pela Maha Energy há cerca de duas semanas
Segundo o BTG, a alteração na participação acionária tem por objetivo a mera realização de operações financeiras
3R Lux iniciou esforços para potencial emissão de notes no mercado internacional
Aumento de capital foi aprovado em reunião do Conselho de Administração, na última segunda-feira (15)
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?