Petrobras (PETR4) pode ajudar a lidar com alta do petróleo, diz nº 2 de Haddad
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
🚜 Quando falamos de Petrobras (PETR4), as primeiras palavras que veem à mente são petróleo ou pré-sal, e seria muito estranho que alguém cogitasse de cara o agronegócio. Mas, a estatal está prestes a retomar suas fábricas de fertilizantes situadas na Bahia e em Sergipe das mãos da Unigel.
Isso porque a empresa brasileira do setor químico e líder na produção de fertilizantes nitrogenados celebrou nesta quinta-feira (21) com a petroleira um acordo para encerrar todos os contratos entre as partes.
Dessa maneira, a Unigel devolverá a posse das plantas de fertilizantes (FAFENs, na sigla em inglês) à Petrobras em data a ser definida por ambas as companhias.
Ao mesmo tempo, o acordo traz uma resolução definitiva das disputas contratuais e litígios existentes entre as empresas, embora as condições do acordo sejam confidenciais e detalhes não sejam divulgados ao mercado.
Mesmo que o principal negócio da Petrobras seja a exploração de petróleo e derivados em águas profundas, sobretudo, com as atenções no momento voltadas aos imbróglios na Margem Equatorial, as fábricas de fertilizantes da estatal são estratégicas para diminuir a dependência do agronegócio brasileiro pela importação do insumo, além de baratear custos.
Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), os dez países que lideram o ranking de maiores exportadores de fertilizantes para o Brasil são Rússia, China, Canadá, Marrocos, Belarus, Catar, Estados Unidos, Alemanha e Holanda. Nosso agronegócio importa 80% dos fertilizantes necessários para otimizar as safras no campo.
➡️ Leia mais: Quais fundos imobiliários sobem mais em 2025? Analista revela setor acima do Ifix
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
Conforme anunciado em 16 de abril, estatal pagará R$ 0,3718 por ação em dividendos.
A executiva destacou que a decisão dependerá do comportamento dos preços do petróleo nos próximos meses.
Investidores voltaram a evitar ativos de risco com a escalada conflito no Oriente Médio; entenda.
A estatal pretende dobrar a capacidade de refino da RNEST, passando dos atuais 130 mil para 260 mil barris por dia.
Ações ordinárias e preferenciais da estatal entregam resultados diferentes aos investidores, conforme dados da B3.
Na manhã desta sexta-feira (13), o barril do petróleo tipo Brent chegou a ser negociado com alta de até 7,6%, cotado a US$ 74,66.
Cabe destacar que este pagamento considera a data de 16/04/2025 como data base da posição acionária.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?