Acordo com minoritários derruba ações da Ambipar (AMBP3)
Mesmo assim, empresa entrega valorização atrativa aos investidores
A Ambipar (AMBP3) deve emitir 10 milhões de novas ações para simplificar a sua estrutura societária.
🧑💼 A ideia é trocar essas ações pela participação minoritária dos sócios fundadores de 28 empresas que adquiriu nos últimos anos.
Dessa forma, a Ambipar passaria a deter a integralidade dessas subsidiárias. Já os sócios fundadores dessas empresas se tornariam acionistas da Ambipar Participações, com uma participação total de 5,68% na empresa.
💲 Além disso, esses executivos receberiam R$ 215,9 milhões em dinheiro, ao longo de três anos, para entregar a fatia das empresas que ajudaram a criar à Ambipar.
Segundo a companhia, "o preço de aquisição das Sociedades Adquiridas foi calculado com base na média ponderada de 5,2x EV/EBITDA 2024 das ações das Sociedades Adquiridas".
A proposta de reorganização societária foi apresentada nessa quinta-feira (28) e já conta com o apoio de 31 sócios fundadores dessas 28 empresas.
A medida, contudo, também precisa do aval dos acionistas para avançar. Por isso, será pauta de uma assembleia de acionistas no próximo dia 25 de junho.
Ao apresentar a proposta de reorganização societária, a Ambipar ressaltou que essas 28 empresas respondem por 75% da receita líquida e 73% do Ebitda das subsidiárias do Grupo Ambipar no Brasil.
♻️ A avaliação é, então, de que, "com a migração, as Companhias dão um passo importante na construção de uma partnership global em serviços ambientais".
A Ambipar disse ainda que a medida visa não apenas simplificar a sua estrutura societária, mas também reduzir custos e aumentar a geração de caixa da empresa, dentre outras coisas.
Veja os objetivos listados pela Ambipar:
Vale lembrar que a Ambipar também pode ser alvo de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) em breve.
⚖️ A CVM determinou em março que a Trustee realizasse uma OPA por aumento de participação na Ambipar. A empresa, no entanto, questionou a medida. Por isso, a CVM suspendeu o prazo para o registro da oferta.
Uma nova decisão da CVM é esperada para as próximas semanas, dado o tempo de análise do recurso apresentado pela Ambipar.
Mesmo assim, empresa entrega valorização atrativa aos investidores
Trustee tem até 7 de maio para registrar OPA voltada a todas as ações da Ambipar.
A gestora Trustee terá que lançar uma oferta pelas ações que estão em circulação no mercado.
Companhia já captou US$ 400 mi com Green Notes em 2025, mas mira mais S$ 93 mi.
Companhia brasileira com foco em gestão ambiental e resposta a emergências levantou recursos para sua filial em Luxemburgo
Nota de crédito foi mantida em BB-, mas perspectiva melhorou de estável para positiva.
No último ano, os ativos acumularam ganhos acima de 730%.
Para analistas, plano de recuperação da Ambipar vem dando resultados, mas teria que ser mais rápido para justificar atual preço dos papeis.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?