FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
O governo brasileiro condenou "com veemência" os ataques realizados pelos Estados Unidos e por Israel contra instalações nucleares do Irã.
🧾 Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exterioresneste domingo (22), o governo expressou "grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio".
Além disso, classificou como uma "violação da soberania do Irã e do direito internacional" os ataques realizados recentemente por Israel e pelos Estados Unidos.
"Qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica", afirmou.
E seguiu: "Ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala".
O governo brasileiro, contudo, também repudiou "ataques recíprocos contra áreas densamente povoadas, os quais têm provocado crescente número de vítimas e danos a infraestrutura civis, incluindo instalações hospitalares, as quais são especialmente protegidas pelo direito internacional humanitário".
⚠️ Além disso, reiterou sua posição "em favor do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos", rejeitando "com firmeza qualquer forma de proliferação nuclear, especialmente em regiões marcadas por instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio".
O Executivo pediu, então, "contenção por todas as partes envolvidas no conflito" e ressaltou "a urgente necessidade de solução diplomática que interrompa esse ciclo de violência e abra uma oportunidade para negociações de paz".
"As consequências negativas da atual escalada militar podem gerar danos irreversíveis para a paz e a estabilidade na região e no mundo e para o regime de não proliferação e desarmamento nuclear", alertou.
Leia também: Bitcoin (BTC) perde os US$ 100 mil após ataque dos EUA ao Irã
Israel iniciou uma guerra contra o Irã no último dia 13 de junho, sob a alegação de que o país persa estava perto de construir uma arma nuclear.
Desde então, diversos mísseis foram lançados entre Israel e Irã, destruindo instalações militares e refinarias de petróleo, mas também hospitais e áreas residenciais.
💣 Nesse sábado (21), os Estados Unidos entraram no conflito, bombardeando três instalações nucleares do Irã.
De acordo com especialistas, apenas os Estados Unidos tinham poder militar para destruir a usina de Fordow, já que a usina ficava dentro de uma montanha.
O presidente americano, Donald Trump, não descarta novos ataques. Contudo, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi disse que o país vai usar "todas as opções para defender sua soberania, seus interesses e seu povo".
Uma das opções em estudo no Irã é o fechamento do Estreito de Ormuz, responsável pelo escoamento de 30% do petróleo mundial, o que poderia levar a uma disparada do preço da commodity.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?