FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Com a alta da Selic para 15%, o Brasil passou a ter o segundo maior juro real do mundo.
📈 Segundo a consultoria MoneYou, a taxa de juros reais brasileira chegou a 9,53% nessa quarta-feira (18), depois que a Selic subiu de 14,75% para 15% ao ano.
Com isso, o Brasil subiu da terceira para a segunda posição do ranking de maiores juros reais do mundo, superando a Rússia e ficando atrás apenas da Turquia.
O juro real é a taxa de juros depois de descontado o efeito da inflação. Por isso, reflete o rendimento efetivo de um investimento ou o custo real de crédito.
O levantamento da MoneYou considera os juros e a inflação projetada para os próximos 12 meses. A taxa brasileira, por exemplo, é calculada com base nas expectativas de inflação coletadas pelo Boletim Focus e na taxa de juros DI com vencimento em 12 meses.
A MoneYou comparou a taxa de juros reais de 40 países e observou que o movimento global de políticas de aperto monetário perdeu força entre maio e junho.
📊 Isso porque, nesse período, apenas 2,50% dos países avaliados elevaram suas taxas de juros. Outros 50% deixaram as taxas inalteradas e 47,50% afrouxaram a política monetária.
O Copom (Comitê de Política Monetária), no entanto, decidiu elevar novamente a taxa básica de juros da economia brasileira nessa quarta-feira (18), levando a Selic para 15%, o maior patamar desde julho de 2006.
O comitê argumentou que "o cenário segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho".
Por isso, avaliou ainda que será preciso manter a "política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado" para assegurar a convergência da inflação à meta.
A meta de inflação brasileira é de 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%. Contudo, o Copom acredita que a inflação vai subir 4,9% em 2025 e 3,6% em 2026.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?