Empresário contrata Rothschild para negociar compra da Braskem (BRKM5)
O empresário também pretende dialogar com a Petrobras (PETR4), segunda maior acionista da Braskem.
A PF (Polícia Federal) indiciou 20 pessoas por crimes relacionados à exploração de sal-gema pela Braskem (BRKM5) em Maceió (AL). A atividade é apontada como a causa do afundamento de cinco bairros da capital alagoana em 2018, que obrigou quase 60 mil pessoas a deixarem suas casas.
🚨 Os nomes dos indiciados não foram relevados pela PF, já que o caso encontra-se sobre segredo de justiça. Mas, de acordo com o jornal "O Globo", a lista conta com diretores, gerentes, engenheiros e prestadores de serviço da Braskem, além de servidores do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas.
Entre os crimes apontados pela PF para os funcionários da Braskem, estão poluição qualificada, a ponto de ter tornado uma área imprópria para a ocupação humana; exploração de matéria-prima pertencente à União, sem autorização legal ou em desacordo com a legislação; destruição, inutilização ou deterioração do patrimônio público; e apresentação de dados falsos ou omissão de informações em relatórios ambientais.
Já os servidores públicos teriam sido indiciados por elaboração ou apresentação de relatórios ambientais falsos e concessão de licenças em desacordo com as normas ambientais.
A PF comunicou a conclusão do inquérito sobre as minas de sal-gema de Maceió nesta sexta-feira (1º) e disse que já enviou o material para o Juízo da 2ª Vara Federal de Alagoas "para as providências cabíveis".
⚖️ A Justiça deve analisar as provas apresentadas pela Polícia Federal para decidir se acolhe o indiciamento e apresenta uma denúncia contra os investigados ou não.
A PF também reportou a conclusão das investigações à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigou o caso no Senado e já havia pedido o indiciamento de 11 pessoas e três empresas (entre elas, a Braskem) por crimes ambientais.
Leia também: Braskem (BRKM5): Volume de vendas de resinas no Brasil cai 2% no 3T24
A Braskem extraiu sal-gema em minas localizadas na capital alagoana por mais de 40 anos. Contudo, teve que suspender a atividade 2019, depois que a mineração foi apontada como uma das causas do tremor de terra que levou ao afundamento de cinco bairros de Maceió.
No ano passado, o problema voltou à tona depois que uma das minas de sal-gema desativadas pela Braskem teve um rompimento parcial. O incidente fez com que o governo pedisse novas ações de indenização à petroquímica.
🗣️ Em nota, a Braskem disse que "sempre atuou em conformidade com as leis e regulações do setor, informando e prestando contas regularmente às autoridades competentes" e que contribuiu com a investigação da Polícia Federal, "com as informações e esclarecimentos ao seu alcance".
A empresa ainda não analisou a íntegra do relatório da PF. Ainda assim, demonstrou "confiança nos integrantes mencionados no inquérito" e disse que seguirá empenhada "no cumprimento de todos os compromissos assumidos".
"A Braskem reitera seu compromisso com a sociedade alagoana, assim como o respeito e solidariedade para com os moradores afetados", disse a empresa, que vem trabalhando nos últimos anos com medidas de realocação e compensação dos moradores afetados.
O empresário também pretende dialogar com a Petrobras (PETR4), segunda maior acionista da Braskem.
Após apresentar uma proposta em parceria com a Novonor, ele agora busca apoio dos principais bancos credores da companhia.
Em 2025, o BTG Pactual espera que a Braskem apresente um Ebitda ajustado de US$ 1,3 bilhão.
O projeto, batizado de Transforma Rio, será o maior aporte da indústria petroquímica no Brasil em 15 anos, afirmou a empresa.
De acordo com fontes próximas ao assunto, a receptividade inicial à oferta tem sido marcada por ceticismo.
Ebitda e alavancagem foram os dois principais motivos para as revisões.
Já o dólar comercial subiu 0,52%, sendo cotado a R$ 5,675, enquanto os juros futuros (DIs) fecharam com queda ao longo de toda a curva.
Petroquímica recebeu esclarecimentos da antiga Odebrecht, a acionista majoritária de quem Tanure quer abocanhar participação
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?