Empresário contrata Rothschild para negociar compra da Braskem (BRKM5)
O empresário também pretende dialogar com a Petrobras (PETR4), segunda maior acionista da Braskem.
A Braskem (BRKM5) registrou uma redução das vendas de resina e principais químicos no Brasil em 2023. A taxa de utilização das centrais petroquímicas da companhia também caiu, em razão principalmente de um cenário externo desafiador.
📉 Em relatório de produção e vendas publicado nesta segunda-feira (19), a Braskem disse que "as taxas de utilização das unidades industriais da companhia e da indústria permaneceram em patamares abaixo da média histórica em função do desequilíbrio entre oferta e demanda global".
A taxa recuou de 78% em 2022 para 71% em 2023 nas centrais petroquímicas mantidas pela companhia no Brasil, devido ao menor crescimento da demanda global e também por causa de uma parada programada de manutenção na central petroquímica da Bahia de cerca de 50 dias no fim do ano. No quarto trimestre, portanto, a taxa de utilização foi de 66%.
Leia também: Carrefour (CRFB3) fecha lojas e tem prejuízo em 2023
Em 2023, a companhia já havia explicado que as perspectivas eram negativas porque o aumento da demanda que era esperado para o período não se concretizou, mas também por causa da entrada de novos players no mercado internacional. A queda dos preços dos produtos e a alta dos insumos também afetou o setor.
Diante desse cenário, as vendas internas e externas de resina da Braskem caíram em 2023. O recuo foi de 5% no mercado brasileiro e de 3% nas exportações. Já as vendas de principais químicos caíram 17% no Brasil, mas tiveram uma alta de 7% nas exportações.
⛽ "Na comparação anual, as exportações de principais químicos cresceram devido ao aumento no volume de vendas de gasolina, benzeno e tolueno devido a melhores oportunidades no mercado internacional", explicou a Braskem.
No quarto trimestre de 2023, as vendas domésticas de resina caíram 9%, mas as exportações subiram 8%, na comparação com o mesmo período de 2022. No caso dos principais químicos, o resultado foi negativo em 15% no mercado doméstico e positivo em 10% nas exportações.
O empresário também pretende dialogar com a Petrobras (PETR4), segunda maior acionista da Braskem.
Após apresentar uma proposta em parceria com a Novonor, ele agora busca apoio dos principais bancos credores da companhia.
Em 2025, o BTG Pactual espera que a Braskem apresente um Ebitda ajustado de US$ 1,3 bilhão.
O projeto, batizado de Transforma Rio, será o maior aporte da indústria petroquímica no Brasil em 15 anos, afirmou a empresa.
De acordo com fontes próximas ao assunto, a receptividade inicial à oferta tem sido marcada por ceticismo.
Ebitda e alavancagem foram os dois principais motivos para as revisões.
Já o dólar comercial subiu 0,52%, sendo cotado a R$ 5,675, enquanto os juros futuros (DIs) fecharam com queda ao longo de toda a curva.
Petroquímica recebeu esclarecimentos da antiga Odebrecht, a acionista majoritária de quem Tanure quer abocanhar participação
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?