Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
🌲 A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que estabelece o Paten (Programa de Aceleração da Transição Energética), nesta terça-feira (19). Uma das principais características do PL é a criação de um fundo verde, respaldado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), alimentado por precatórios e créditos tributários das empresas devidos pela União.
Esses recursos serão direcionados para impulsionar a sustentabilidade no país, como uma alternativa aos subsídios e incentivos fiscais tradicionais. A votação, simbólica, contou apenas com a oposição do PSOL, e agora o texto segue para análise do Senado.
O Paten integra a chamada "agenda verde" adotada pelo Congresso para melhorar a imagem ambiental do Brasil no cenário internacional. O nome do programa é uma homenagem ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), famoso pelas grandes obras durante o governo Lula. No entanto, ao contrário do PAC, o financiamento das ações do Paten não virá do Orçamento da União.
O projeto, proposto pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), beneficiará atividades relacionadas ao avanço tecnológico e à produção de energias renováveis, como etanol, bioquerosene de aviação, biodiesel, biometano e hidrogênio verde, além de iniciativas de bioenergia com captura e armazenamento de carbono. Também serão contempladas propostas para expandir a produção e transmissão de energia solar, eólica, de biomassa e de biogás.
A relatora do Paten, deputada Marussa Boldrin (MDB-GO), acrescentou à lista projetos de produção e ampliação de gás natural, pequenas centrais hidrelétricas de até 50 megawatts (MW), recuperação e aproveitamento energético de resíduos sólidos, incluindo em áreas rurais, e desenvolvimento e integração de sistemas de armazenamento de energia.
Na prática, o fundo de aval para empréstimos do BNDES possibilitará taxas de juros mais baixas para programas sustentáveis. Ele será composto por precatórios e créditos tributários que as empresas têm a receber da União, sem necessidade de aporte de recursos públicos. Inicialmente, o governo propôs a retirada dos precatórios, mas depois concordou, por influência da relatora, em mantê-los como opção viável.
O fundo terá caráter contábil. As empresas com direito a crédito do governo contribuirão com ativos para o fundo e poderão retirar cotas que servirão como garantia para empréstimos junto ao setor bancário. Como o aval final é do Tesouro Nacional, esses empréstimos terão custo reduzido. O total de créditos das empresas junto à União é estimado em cerca de R$ 800 bilhões, segundo a justificativa do projeto.
Embora a "agenda verde" seja uma das prioridades da gestão petista, é o Congresso que tem liderado as discussões sobre o tema. Na semana anterior, a Câmara aprovou o projeto de lei do "Combustível do Futuro", após modificações feitas pelo relator, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que resolveram um impasse entre o agronegócio e o setor de energia decorrente da discussão sobre o aumento da mistura de biodiesel no óleo diesel. O texto visa implementar uma série de medidas para reduzir as emissões de carbono do Brasil e cumprir metas internacionais, como as estabelecidas no Acordo de Paris.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?