Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
⛽ A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei conhecido como Combustível do Futuro, nesta quarta-feira (13). Com uma votação de 429 votos a favor, 19 contra e 3 abstenções, o texto agora segue para apreciação no Senado.
A aprovação do projeto veio após uma intensa articulação política liderada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que desde o final de 2023 buscava priorizar propostas da chamada "pauta verde".
A versão original do projeto foi elaborada pelo Ministério de Minas e Energia em 2023, voltado à descarbonização da matriz de transportes do Brasil. Entretanto, o texto aprovado pelos deputados foi um substitutivo apresentado pelo relator Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).
Jardim incorporou outros cinco projetos no PL do Combustível do Futuro, oriundos do Executivo. Entre os pontos principais, o relatório amplia a adição de etanol anidro na gasolina, além do percentual proposto pelo governo, e estabelece a inclusão de biometano no gás natural, além de prever um aumento anual do teor de biodiesel no óleo diesel.
O projeto define que o percentual obrigatório de adição de etanol anidro na gasolina em todo o país será de 27%. No entanto, Jardim determinou que o Executivo poderá aumentar esse teor até 35%, desde que seja comprovada a sua viabilidade técnica, ou reduzir para um mínimo de 22%.
Quanto ao biodiesel, o texto estabelece que o percentual mínimo de adição obrigatória no diesel vendido nos postos será de 13%, enquanto o máximo será de 25%. O CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) poderá estabelecer novos parâmetros, desde que respeitem os limites mínimos e máximos de presença de biodiesel na fórmula.
O projeto também estabelece metas obrigatórias de adição de biodiesel até 2030, começando com 15% a partir de 1º de março de 2025 e chegando a 20% a partir de 1º de março de 2030.
Além disso, o texto cria o ProBioQAV (Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação), que prevê a redução das emissões de dióxido de carbono em 1% ao ano a partir de 2027, com um pico de redução de 10% em 2037.
O projeto também determina que o CNPE estabeleça metas anuais para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa no mercado de gás natural, com redução inicial de 1% a partir de 1º de janeiro de 2026.
Além disso, o projeto cria um marco legal para a captura e estocagem de dióxido de carbono, com autorização da ANP (Agência Nacional de Petróleo), e autoriza a Petrobras a realizar essa atividade.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?