Petrobras (PETR4) pode ajudar a lidar com alta do petróleo, diz nº 2 de Haddad
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
⛽ A CEO da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, comunicou nesta segunda-feira (27) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que a estatal deverá subir o preço do diesel nas próximas semanas, conforme reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo.
Dessa maneira, o presidente da República teria sido informado durante reunião sobre a medida que deve afetar tanto a rentabilidade dos caminhoneiros quanto o custo do frete no Brasil, já que cerca de 61% das mercadorias transportadas no Brasil são via o modal rodoviário, segundo a Associação Brasileira dos Caminhoneiros.
Na ocasião, o petista teria perguntado quanto seria o aumento nos preços do diesel, mas a CEO da petroleira teria explicado que os técnicos da companhia ainda estão fazendo os cálculos.
Por outro lado, a gasolina ainda não seria alvo de reajustes nas próximas semanas pela Petrobras, conforme fontes com conhecimento no assunto não reveladas pelo jornal.
Até o fechamento desta reportagem do Investidor10, a Petrobras não se pronunciou oficialmente sobre o eventual aumento dos preços do diesel nas próximas semanas.
Embora esse noticiário nos bastidores sugira que a Petrobras esteja prestes a reajustar pelo menos a defasagem do diesel, o mercado financeiro segue com uma crença diferente, já que analistas de diferentes instituições financeiras indicam que a estatal deve adotar uma postura cautelosa, evitando reajustes imediatos, especialmente devido à estratégia da estatal de minimizar os impactos da volatilidade externa sobre os consumidores domésticos.
Atualmente, os preços da gasolina e do diesel vendidos pela Petrobras estão abaixo da paridade internacional, segundo análises do Itaú BBA e da Genial Investimentos.
➡️ Leia mais: Lula tem desaprovação maior que aprovação pela primeira vez, diz Quaest
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
Conforme anunciado em 16 de abril, estatal pagará R$ 0,3718 por ação em dividendos.
A executiva destacou que a decisão dependerá do comportamento dos preços do petróleo nos próximos meses.
Investidores voltaram a evitar ativos de risco com a escalada conflito no Oriente Médio; entenda.
A estatal pretende dobrar a capacidade de refino da RNEST, passando dos atuais 130 mil para 260 mil barris por dia.
Ações ordinárias e preferenciais da estatal entregam resultados diferentes aos investidores, conforme dados da B3.
Na manhã desta sexta-feira (13), o barril do petróleo tipo Brent chegou a ser negociado com alta de até 7,6%, cotado a US$ 74,66.
Cabe destacar que este pagamento considera a data de 16/04/2025 como data base da posição acionária.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?