21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
A lista de grandes empresas brasileiras em processo de recuperação judicial acaba de ganhar um novo nome. Com dívidas que passam de R$ 93 milhões, a fabricante de calçados Mr. Cat recorreu à proteção judicial nesta terça-feira (27).
👞 O pedido foi feito à Justiça do Rio de Janeiro, tendo como plano de fundo uma crise no setor calçadista nacional. O documento enviado ainda em março detalha que a empresa sofre por consequências da pandemia, a concorrência com empresas chinesas e o ambiente de juros elevados no Brasil.
Fundada em 1980, é a Mr. Cat é uma empresa de calçados que oferece produtos para os públicos masculino e feminino, com mais de 120 lojas ao redor do país. Anteriormente, a empresa chegou a pensar em fazer uma abertura de capital na bolsa de valores, mas o cenário financeiro passou por uma grande mudança nos três últimos anos.
“Vários fatores contribuíram para uma recuperação mais lenta do setor, sendo certo que as mudanças no comportamento social e a crise econômica alteraram a demanda por produtos não essenciais, como calçados, assim como o desarranjo das cadeias produtivas gerou uma inflação nos insumos, aumentando os custos do produto final. Além disso, as despesas com aluguéis de lojas, especialmente em shoppings, sofreram reajustes expressivos”, diz o documento enviado à Justiça carioca.
Desde a pandemia, a Mr. Cat afirma ter fechado mais de 60 lojas, o que contribuiu para o aumento da inadimplência. A companhia também viu ruir as receitas de suas franqueadas e, consequentemente, da sua unidade franqueadora.
➡️ Leia mais: Petrobras (PETR4) quer mais “poder” na Braskem e pressiona por acordo de acionistas
“A Mr. Cat se encontra em um sensível quadro de dificuldades financeiras, não só para honrar de imediato os compromissos já assumidos com fornecedores e bancos diversos, mas, consequentemente, também para equacionar os seus demais passivos e custos correntes”, continuou o pedido.
Mais da metade dos credores da companhia teriam aderido ao programa de recuperação extrajudicial. Entre eles, estão bancos como Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal e Itaú, além de centros comerciais, como Iguatemi.
Um levantamento feito pela consultoria RGF & Associados mostra que, no primeiro trimestre de 2025, 4,8 mil companhias entraram em recuperação judicial. O montante é 15% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando somaram 4.203 solicitações.
A indústria é o segmento que liderou o ranking, com 1.112 pedidos, seguido do setor de serviços (1.105). O levantamento também pontua que 80% das empresas que encerraram os processos de RJ entre janeiro e março voltam à operar normalmente.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?