Embraer (EMBR3) recebe pedido firme de 60 aeronaves e ações sobem 5%
Aviões começarão a ser entregues em 2027, conforme previsão da fabricante; SkyWest é a maior cliente da Embraer
A Embraer (EMBR3) acertou a venda de até 20 jatos E-190 para a All Nippon Airways, uma das maiores companhias aérea do Japão.
💲 O contrato prevê a compra de 15 aeronaves, mas permite a aquisição de cinco jatos adicionais. Por isso, pode atingir R$ 10 bilhões.
O negócio foi firmado nesta quarta-feira (26), durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula (PT) ao Japão.
Na ocasião, Lula garantiu ao primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, que os aviões da Embraer são "de muita qualidade". Ele ainda incentivou as empresas japonesas a ampliar os negócios com a Embraer.
"Quem compra 20 pode comprar um pouco mais e quem sabe todas as empresas japonesas podem voar de avião da Embraer", afirmou Lula, ao discursar no Fórum Empresarial Brasil - Japão.
O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, reforçou a importância do acordo, dizendo que "a ANA, além de ser a maior empresa aérea do Japão, tem uma imagem muito forte no setor da aviação".
"Essa decisão pelos aviões da Embraer reforça e endossa o produto, e vai ser importante para a gente entrar em outras linhas aéreas, de outros países", disse.
⛽ O governo brasileiro também negocia o uso do etanol e do SAF (Combustível Sustentável de Aviação) no Japão.
Os combustíveis são produzidos no Brasil por meio de matérias-primas sustentáveis. Por isso, a ampliação do seu uso pode estimular investimentos na indústria sucro-energética nacional.
No Japão, Lula disse que o governo quer elevar de 27% para 30% a mistura do etanol na gasolina vendida no Brasil. Além disso, negocia uma mistura de 10% no Japão até 2030, podendo chegar a 30% a partir de 2040. "A descarbonização não é uma escolha, é uma necessidade e grande oportunidade", afirmou.
Além disso, Brasil e Japão firmaram um convênio de cooperação sobre o uso do SAF. "As companhias aéreas japonesas têm total interesse em poder voar através do SAF e o Brasil tende a ser, no futuro, um grande exportador desse combustível", disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
🥩 O Brasil também pretende ampliar as exportações de carne para o Japão a partir desta visita de Estado.
Para isso, negociou com o governo japonês o envio de uma missão técnica para avaliar o sistema brasileiro de saúde animal.
A visita é um "passo essencial" para a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira e para a ampliação do acesso da carne suína, que atualmente é restrita ao estado de Santa Catarina, segundo o Ministério de Agricultura e Pecuária.
Além disso, Brasil e Japão acertaram a regionalização do CSI (Certificado Sanitário Internacional) para influenza aviária por município.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, isso significa que eventuais restrições de exportação de carne de frango e ovos ficam limitadas aos municípios onde houver detecção de focos da gripe aviária e não mais ao estado como um todo, o que pode dar maior segurança e previsibilidade nas exportações de carne de frango brasileira para o Japão.
Aviões começarão a ser entregues em 2027, conforme previsão da fabricante; SkyWest é a maior cliente da Embraer
A previsão de entrega está para o último trimestre de 2027, segundo cronograma da Eve.
Fabricante de drones militares tem forte demanda dos investidores, coincidindo com conflito Israel-Irã.
Apesar da queda de braço do governo no Congresso para compensar a subida do IOF, as ações brasileiras estão em alta.
Na disputa, a brasileira Embraer é forte candidata, graças à agilidade de entrega e melhores condições de financiamento.
Alaska Airlines decidiu adiar a entrega para não ter que arcar os custos adicionais das tarifas.
O A-29 Super Tucano entrou no Sistema de Catalogação da Otan.
A empresa registrou lucro de R$ 434 milhões no 1º trimestre de 2025.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?