Eneva (ENEV3) bate recorde operacional e ainda lucra R$ 384 milhões no 1T25
Companhia elétrica que integra produção de gás natural à geração térmica reverte prejuízo apurado há um ano
A Eneva (ENEV3) restabeleceu neste início de ano a operação integral da usina termelétrica que mantém em Sergipe. A unidade apresentava problemas na movimentação de gás natural há quase três meses.
⛽ A companhia havia constatado no início de outubro uma falha na tubulação que permite a movimentação de gás natural na usina Porto de Sergipe I. Por isso, precisou trocar a tubulação que conecta a sua plataforma de armazenamento e regaseificação ao gasoduto marítimo que garante o suprimento da usina.
A troca do equipamento foi concluída no último dia 28 de dezembro, permitindo a retomada do abastecimento de gás natural da usina e da injeção do combustível na malha de transporte. Com isso, a usina pôde retomar a sua operação integral em 1º de janeiro.
A Eneva anunciou a normalização da operação nesta sexta-feira (3). Além disso, ressaltou que a usina Porto de Sergipe I não deixou de atender as obrigações contratuais regulatórias, nem os contratos e compromissos de fornecimento de gás vigentes nesses quase três meses de reparo da tubulação. Isso porque foram implementadas ações mitigatórias, inclusive de geração de energia por substituição e de solução de suprimento alternativa.
A usina ainda ganhou um novo cliente neste início de ano: a Cerâmica Capri. A Eneva firmou um contrato para o fornecimento de gás natural no mercado livre para a indústria no final de dezembro, visando maximizar a capacidade do Hub Sergipe, que possui potencial de regaseificação de 21 milhões de m³/dia.
Leia também: Eneva (ENEV3) passa por "montanha-russa" na B3, entenda
📈 Antes mesmo desse anúncio, a semana foi movimentada para a Eneva, devido às regras do próximo leilão de segurança energética do governo federal.
As ações da elétrica derreteram 9,31% na quinta-feira (2), com o mercado avaliando que essas regras limitam a participação da Eneva no leilão de reserva de capacidade previsto para 27 de junho.
Na sexta-feira (3), no entanto, os papeis saltaram 5,45%, com analistas dizendo que o baque anterior foi desproporcional.
Em relatório, o BTG ainda fez críticas às regras definidas pelo governo. Para o banco, "a forma como o leilão foi projetado pode levar o sistema elétrico a contratar capacidade mais cara e arriscada". O BTG disse, então, que uma mudança nessas regras seria "sensata" e ainda poderia beneficiar a Eneva.
Companhia elétrica que integra produção de gás natural à geração térmica reverte prejuízo apurado há um ano
Geradora de energia elétrica atribui uma série de justificativas para o seu desempenho, entre as quais a valorização do dólar no período
Além da novidade regulatória, a Eneva anunciou a aprovação de um programa de recompra de até 50 milhões de ações.
Ações da elétrica derreteram 9,31% no 1º pregão do ano, mas sobem forte nesta sexta-feira (3).
O gás será utilizado na térmica Porto do Sergipe.
Em relatório, a empresa também anunciou a atualização das suas reservas certificadas
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?