FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Os Estados Unidos entraram na guerra contra o Irã nesse sábado (21), ao bombardearem as três principais instalações nucleares do país persa.
Em pronunciamento, o presidente Donald Trump disse que o objetivo do ataque era "destruir a capacidade nuclear iraniana, para que deixem de ser uma ameaça nuclear e do terror".
💣 Ele afirmou ainda que o ataque foi "muito bem-sucedido" e que "as principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã foram completa e totalmente destruídas".
Os Estados Unidos lançaram bombas contra as usinas de Fordow, Natanz e Esfahan. O Irã trabalha no enriquecimento de urânio nessas instalações e, de acordo com o governo americano, avançava na construção de armas nucleares.
O ataque foi realizado nove dias de Israel iniciar a guerra contra o Irã, também com o objetivo de impedir o desenvolvimento de uma arma nuclear no Irã.
Especialistas dizem, contudo, que apenas os Estados Unidos tinham poder militar para destruir a usina de Fordow, já que a usina ficava dentro de uma montanha.
De acordo com o Pentágono, 14 bombas antibunker de 13 toneladas cada foram usadas no ataque, que foi apelidado de "Midnight Hammer" (Martelo da Meia-Noite).
Ao confirmar o ataque, Trump confirmou que aquele havia sido a investida mais difícil. Contudo, ameaçou atacar outros alvos no Irã, caso o país persa não se renda. Segundo ele, "ou haverá paz ou haverá tragédia para o Irã".
🗣️ "Que cessem os ataques que vimos nos últimos oito dias. [...] Mas se a paz não vier rápido, nós vamos continuar atacando com precisão e habilidade", declarou.
O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, agradeceu o presidente americano pela decisão de se juntar à guerra contra o Irã. Na sua avaliação, Trump tomou uma "decisão firme" que pode "mudar a história".
"A história vai lembrar que o presidente Trump agiu para negar ao regime mais perigoso do mundo as armas mais perigosas do mundo. A liderança dele hoje criou uma inflexão na história que pode levar o Oriente Médio e além a um futuro de prosperidade e paz", afirmou Netanyahu.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, por sua vez, afirmou que os Estados Unidos "cruzaram uma linha vermelha muito grande" ao atacar as usinas iranianas.
"Eles traíram a diplomacia, traíram as negociações. É irrelevante pedir ao Irã que retorne à diplomacia", afirmou, afastando, assim, a possibilidade de um acordo pela paz.
⚠️ O chanceler iraniano disse ainda que o país vai usar "todas as opções para defender sua soberania, seus interesses e seu povo".
Ele não descartou o fechamento do Estreito de Ormuz, um canal fundamental para o escoamento de petróleo na região, por exemplo. Além disso, revelou te um encontro marcado com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (23).
O Irã ainda intensificou os ataques contra Israel neste domingo (22). Mísseis foram lançados contra a capital Tel Aviv, deixando dezenas de feridos.
A escalada dos conflitos no Oriente Médio deixou o mundo em alerta, devido à possibilidade de que a guerra se alastre para outras regiões. Com isso, líderes de diversos países reforçaram o apelo por um cessar-fogo neste domingo (22).
O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterrez, disse estar "profundamente alarmado com o uso da força pelos Estados Unidos contra o Irã".
Para ele, "trata-se de uma escalada perigosa em uma região já em crise", além de "uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais".
"Há um risco crescente de que esse conflito saia rapidamente do controle, com consequências catastróficas para os civis, a região e o mundo", admitiu, apelando para que os países "diminuam a tensão" e sigam o caminho da diplomacia.
"Neste momento perigoso, é fundamental evitar uma espiral de caos", escreveu Guterrez, no X.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, reforçou que "a mesa de negociações é o único lugar para acabar com esta crise".
"Com as tensões no Oriente Médio atingindo um novo pico, a estabilidade deve ser a prioridade", declarou. Ela também disse, contudo, que "o Irã nunca deve adquirir a bomba".
Já um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China condenou o ataque americano, dizendo que a ação viola os princípios da Carta da ONU e do direito internacional.
Além disso, apelou às partes em conflito para que cheguem a um cessar-fogo o mais rápido possível, de forma a garanti a segurança dos civis.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?