FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
🚨 Os fundos imobiliários de papel se destacaram no mercado nos últimos 12 meses, com uma performance significativamente superior à dos chamados "fundos de tijolo".
Segundo o Índice Rio Bravo de Fundos Imobiliários (RBIX), os FIIs de recebíveis acumularam alta de 6,8%, enquanto os focados em imóveis físicos subiram apenas 0,8% no mesmo período.
No total, o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), que mede o desempenho geral do setor, avançou 2,7%.
O destaque dos fundos de papel se deve, principalmente, à exposição a ativos de renda fixa, como os CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), beneficiados pela taxa Selic elevada.
"Apesar de esses FIIs se beneficiarem dos juros altos, é fundamental ficar atento à qualidade dos devedores, que precisam honrar suas obrigações", afirma Isabella Pereira, gestora da Rio Bravo.
Mesmo com desempenho inferior, os FIIs de tijolo continuam apresentando fundamentos positivos. Esses fundos investem diretamente em ativos físicos, como shoppings, galpões logísticos e prédios corporativos, e têm como pontos fortes a vacância controlada, inquilinos qualificados e localização estratégica.
Porém, as cotações desses fundos ainda sofrem pressão da Selic elevada, que afeta negativamente o valor das cotas negociadas em Bolsa.
➡️ Leia mais: Fim da isenção de IR em 2026 já afeta preços de LCI's e LCA's; veja como se preparar
"Os FIIs de tijolo são investimentos de médio e longo prazo, que precisam de tempo para maturar suas teses. Muitas vezes perdem valor na Bolsa de Valores por conta dos juros, sem que isso afete seus fundamentos", explica Isabella.
Mesmo após a forte valorização de 2025, o setor ainda oferece descontos atrativos no mercado secundário.
Segundo Isabella, os fundos de tijolo estão sendo negociados com deságio médio de 17% em relação ao valor patrimonial, enquanto os de papel apresentam desconto de 9%.
"A expectativa do fim do ciclo de aperto monetário tem impulsionado a performance dos FIIs, que, apesar da alta acumulada neste ano, seguem negociando com muito desconto no mercado secundário", avalia a gestora.
💲 Para investidores que buscam renda passiva e potencial de valorização no médio prazo, os fundos imobiliários continuam no radar como uma opção.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Bolsa de Valores brasileira autoriza a distribuição de dividendos mensais aos que escolheram os ETFs como forma de investir em imóveis e projetos de infraestrutura
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Fundos de infraestrutura investem o dinheiro dos cotistas em debêntures, que estão pagando bem mais que a renda fixa do governo
Elétrica também promove reorganização societária envolvendo a BTG Pactual Holding Participações; entenda
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?