21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Dentro da série de mudanças que o governo discutiu com o Congresso para aliviar o recuo da taxação do IOF (Impostos sobre Operações Financeiras), uma delas foi aumentar o imposto pago por fintechs. Diferente do atual modelo, em que essas instituições contam com uma alíquota menor de contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL), agora elas podem passar a pagar o mesmo que os grandes bancos.
💰 Em entrevista ao Valor, o presidente da Zetta, instituição que representa algumas das maiores fintechs do país, disse que há uma preocupação em que o aumento do tributo possa impactar a inclusão financeira no país. A proposta discutida pelo ministro Fernando Haddad, da Fazenda, é de que a alíquota do CSLL fique na margem entre 15% e 20%, a depender do porte da companhia.
"Sem dúvida vai ter impacto. Ainda não sabemos exatamente como vai ser, mas se quem paga 9% passar a pagar 15% e quem paga 15% passar para 20%, é um aumento muito significativo, certamente vai ter muito impacto na competitividade do setor financeiro. Quem fez a inclusão financeira no Brasil nos últimos dez anos foram as fintechs, então isso pode ter um impacto muito grande", disse Eduardo Lopes, à reportagem.
💲 Leia mais: LCI, LCA, bets e fintechs: O que deve ser taxado para compensar o recuo no IOF?
É importante destacar que, embora representem um grupo maior de fintechs, a Zetta representa empresas como Nubank, PicPay e Mercado Pago. Essas instituições têm um número de clientes maior que alguns bancos convencionais, mas oferecem uma gama de serviços limitada, o que as torna diferentes.
"Estamos fazendo um estudo e os resultados preliminares mostram que as fintechs pagam quase três vezes mais impostos que os bancos, quando olhamos a alíquota efetiva paga pelas instituições. Então vai se cobrar mais de quem já paga muito. As fintechs simplesmente entraram na conta do aumento de impostos", destacou Lopes.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Anbima revela que debêntures e CRIs foram os grandes responsáveis para que empresas captassem pico de R$ 677,3 bilhões nos últimos 11 meses
Fundos de infraestrutura investem o dinheiro dos cotistas em debêntures, que estão pagando bem mais que a renda fixa do governo
Elétrica também promove reorganização societária envolvendo a BTG Pactual Holding Participações; entenda
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?