Renda fixa isenta de IR: Quais CRAs e CRIs pagam acima de 15% ao ano até 2039?
Ferramenta do Investidor10 simula qual pode ser a rentabilidade dos investimentos que financiam empresas do agronegócio e do mercado imobiliário
💸 O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 se encerrou na última sexta-feira (30). Segundo a Receita Federal, mais de 43 milhões de declarações foram entregues dentro do prazo neste ano.
Quem não entregou a declaração no prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a até 20% do imposto devido. O contribuinte em atraso deve enviar a declaração o quanto antes pelo programa “Meu Imposto de Renda” ou através do portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
Vale citar que o modo de envio de declaração é o mesmo adotado no período estipulado anteriormente, a diferença é que o contribuinte irá receber uma “Notificação de Lançamento da Multa” junto com o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para pagamento.
Francine Behn, advogada especializada em direito tributário e sócia da MBW Advocacia reforça que o ideal é não esperar por uma notificação da Receita para regularizar a pendência.
“O ideal é que a retificação seja feita o quanto antes, antes da notificação formal da Receita Federal”, alerta. O atraso no pagamento da multa pode acarretar ainda mais encargos, já que a dívida é atualizada com base na taxa Selic.
Leia também: Boletim Focus: Mercado reduz expectativa de inflação para 2025
🤑 Além do prejuízo financeiro, não declarar o Imposto de Renda pode trazer implicações mais sérias. “Se o contribuinte está em atraso com as declarações ou deixou de declarar, ele pode ter o CPF bloqueado. Isso pode impedir que ele tire passaporte, assuma cargos públicos ou acesse créditos e financiamentos”, acrescentou Francine.
Outro ponto de atenção é a possibilidade de deduções ou correções que podem gerar restituição. “Nós sempre indicamos a consultoria tributária para verificar se existe algum tipo de dedução. Muitas pessoas físicas e jurídicas têm direito a abatimentos ou rendimentos isentos que foram declarados como tributáveis. Uma análise criteriosa pode ajudar muito nesse momento”, recomendou.
O Investidor10 liberou gratuitamente uma ferramenta que organiza automaticamente seus investimentos para a declaração. Basta registrar sua carteira na plataforma e tudo será estruturado para que você apenas siga os passos sem complicações. E o melhor: agora é 100% grátis! 👉 Acesse aqui.
Ferramenta do Investidor10 simula qual pode ser a rentabilidade dos investimentos que financiam empresas do agronegócio e do mercado imobiliário
O texto, porém, amplia possibilidades de compensação de ganhos e perdas no mercado.
Investimentos isentos de imposto de renda, como LCAs e LCIs, e ainda indexados ao CDI, estão entre os mais rentáveis para aproveitar em 2025
O Governo Federal propôs uma nova taxação progressiva sobre rendimentos e a cobrança de um imposto mínimo sobre dividendos.
Se aprovada, a proposta prevê a tributação de 10% sobre os dividendos mensais que ultrapassarem R$ 50 mil.
MP prevê tributação de 17,5% para todos os ganhos obtidos no mercado cripto.
Ministro também confirmou a alíquota única de 17,5% para a renda fixa não isenta.
Fim da isenção é uma das medidas apresentadas como uma alternativa ao aumento do IOF.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?