Justiça dos EUA proíbe temporariamente Trump de demitir diretora do Fed
Trump anunciou a demissão da economista no final de agosto.

A Justiça dos EUA (Estados Unidos) proibiu, temporariamene, que o presidente Donald Trump (Partido Republicano) demita Lisa Cook, diretora do Fed (Federal Reserve). A decisão foi emitida na última terça-feira (9).
⚠️ De acordo com a juíza dos EUA, Jia Cobb, a alegação de Cook sobre demissão indevida procede, configurando uma possível infração aos direitos previstos na Quinta Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Ela também acredita que as questões devem ser apuradas a longo prazo.
Relembre o caso
Em agosto, Trump anunciou a demissão da diretora do Fed. Segundo o presidente republicano, Cook estaria envolvida em fraude hipotecária. “Há razão suficiente para acreditar que você pode ter feito declarações falsas em um ou mais contratos de hipoteca”, escreveu o presidente norte-americano em carta no X.
🚨 A diretora do banco central dos EUA refutou a acusação, declarou que Trump não tem competência para retirá-la da função e garantiu que não irá renunciar. "O presidente Trump alegou me demitir ‘por justa causa’ quando nenhuma causa existe segundo a lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, escreveu em nota.
Logo depois, Lisa acionou a Justiça contra o presidente. Na ocasião, também pediu uma medida cautelar para impedir a efetivação da decisão.
Segundo Cook, Trump está infringindo a Lei do Federal Reserve, de 1913, que estabelece que um governador só pode ser destituído por “justa causa”. Caso a decisão seja efetivada, marcará a 1ª vez em 111 anos que um presidente dos Estados Unidos remove um diretor do banco central.
Em uma publicação no X, Bill Pulte, diretor da FHA (Agência Federal de Financiamento Habitacional dos EUA), disse que Lisa Cook designou um apartamento em Atlanta como sua residência principal, mesmo após contrair empréstimo para sua casa em Michigan, igualmente registrada como residência principal.
👀 O executivo disse à CNBC que também apura a propriedade de Cook em Massachusetts. De acordo com ele, os empréstimos foram contratados em meados de 2021, período anterior à nomeação de Cook ao Federal Reserve pelo ex-presidente Joe Biden e à confirmação de seu nome pelo Senado no ano seguinte.
O embate acontece em um período de atrito entre a Casa Branca e o banco central dos Estados Unidos. Trump insiste na redução das taxas de juros e direciona críticas a Jerome Powell, exigindo que ele renuncie à presidência do Fed.
“Powell deveria renunciar, assim como Adriana Kugler, indicada por Biden, renunciou. Ela sabia que ele estava tomando a decisão errada sobre as taxas de juros. Ele também deveria renunciar”, escreveu Trump nas redes sociais no último mês.

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Petrobras (PETR4) precifica bonds; saiba quanto pagará renda fixa em dólar
Estatal pegará emprestado US$ 2 bilhões com investidores globais, remunerando juros prefixados.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país