21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Depois de rebaixar a perspectiva do rating soberano do Brasil, a Moody's revisou as notas de crédito de grandes companhias brasileiras.
📉 Com isso, Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Ambev (ABEV3) e 27 instituições financeiras também tiveram suas perspectivas cortadas, de positiva para estável.
Entre os bancos afetados, estão Banco do Brasil (BBAS3), Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11) e BTG Pactual (BPAC11). B3 (B3SA3) e XP (XPBR31) também não escaparam da revisão. Veja a lista completa abaixo.
A Moody's cortou a perspectiva da nota de crédito do Brasil, de positiva para estável, na última sexta-feira (30), devido ao aumento dos riscos fiscais.
💲 Agora, notou que essa revisão também pode afetar a qualidade de crédito das instituições financeiras nacionais, assim como da Petrobras, Vale e Ambev.
Para a agência de classificação de risco, "a qualidade de crédito dessas empresas não pode ser completamente desvinculada da qualidade de crédito do governo brasileiro e, portanto, seus ratings precisam refletir rigorosamente o risco que compartilham com o soberano".
Além disso, a Moody's afirmou que a revisão do rating brasileiro tende a estar "associada a tendências macroeconômicas e do mercado financeiro que afetam todos os emissores nacionais".
"Os bancos, em particular, apresentam fortes interligações de crédito com seus soberanos", afirmou.
Diante dessa avaliação, a agência cortou a perspectiva, de positiva para estável. Contudo, manteve a nota de crédito dessas companhias nessa segunda-feira (2).
Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, por exemplo, seguem com uma nota de crédito Ba1, a mesma do Brasil.
A Petrobras também manteve esse rating, devido a suas "fortes métricas de crédito" e seu "histórico de melhorias operacionais e financeiras".
📊 Já Vale e Ambev têm uma nota Baa2, superior à do Brasil. O mesmo acontece com Santander e B3, cujo rating é Baa3.
No caso da Vale, essa nota se deve ao "forte perfil de negócios" e à "posição de liderança na produção global de minério de ferro e níquel", que garante um fluxo de caixa e lucratividade pouco correlacionado às condições econômicas domésticas.
Já a Ambev sustentou essa avaliação devido a "sua escala como uma das maiores cervejarias do mundo", além da "forte capacidade de execução e o rigoroso controle de custos"- fatores que, para a Moody's, atenua a volatilidade decorrente de eventuais crises de mercado.
O Santander, por sua vez, mantém essa avaliação sobretudo devido à ligação com a sua matriz espanhola. Já a B3 destaca-se pelo "histórico comprovado de forte desempenho financeiro ao longo dos ciclos econômicos e de taxas de juros" e pelo papel "relevante como empresa de infraestrutura do mercado financeiro brasileiro.
No caso da Petrobras, a Moody's avalia que a probabilidade de inadimplência da estatal, em decorrência de dificuldades financeiras soberanas, é baixa.
Também há uma expectativa de que "a disciplina operacional e financeira da Petrobras continue a sustentar a geração de caixa, o que ajudará a sustentar sua atual estrutura de capital".
A agência acredita, no entanto, que "o rating da Petrobras é limitado pela exposição da empresa a potenciais mudanças de política monetária e pelo risco de influência governamental em suas decisões de negócios".
O número de instituições afetadas chega a 27 porque a revisão também afeta as filiais offshore desses bancos, como as unidades mantidas nas Ilhas Cayman por Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, BG e Safra.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?