Morre o ex-presidente do BC, Affonso Celso Pastore
O economista faleceu aos 84 anos; a causa da morte ainda não foi revelada

🖤 O economista e ex-presidente do Banco Central, Affonso Celso Pastore, morreu nesta quarta-feira (21), aos 84 anos. No último sábado (17), foi internado para uma cirurgia, passou o final de semana na UTI, mas não resistiu. No entanto, a causa da morte ainda não foi revelada.
Pastore era formado em economia pela USP (Universidade de São Paulo), tanto na graduação, quanto no doutorado. A carreira dele teve início em 1966, quando foi assessor do secretário da Fazenda de São Paulo, à época, Antônio Delfim Neto, que também foi seu professor na universidade. Pouco mais tarde, Delfim ocupou o cargo de ministro da Fazenda, e manteve Pastore na equipe de assessores.
O economista também já foi coordenador de pesquisa no IPE (Instituto de Pesquisas Econômicas) e passou pelo Ipea (Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada).
Nos anos 80, o então ministro da Fazenda, Ernane Galvêas, o convidou para liderar o Banco Central, entre 1983 e 1985. O mandato perdurou nos últimos anos da ditadura militar, durante o governo de Figueiredo.
Pastore também fundou a própria consultoria de análises especializadas sobre a economia brasileira e internacional, em 1993. Além disso, quando Sérgio Moro se preparava para a campanha presidencial, Pastore compôs o time de assessoria econômica.
Autor de diversos livros, ele também foi homenageado por nove artigos e uma entrevista. A principal obra é “Erros do Passado, Soluções para o Futuro”, sobre a economia no Brasil dos anos 60.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump