Petrobras (PETR4) pode ajudar a lidar com alta do petróleo, diz nº 2 de Haddad
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
A Petrobras (PETR4) avalia criar um fundo voltado a ações depreservação ambiental na Amazônia. A possibilidade é discutida com os governadores da região como uma espécie de contrapartida à possível exploração de petróleo na foz do rio Amazonas e na Margem Equatorial.
🤝 O fundo foi discutido pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e por governadores dos estados que integram o Consórcio Amazônia Legal na sexta-feira (15), em fórum realizado no Maranhão. O encontro terminou com o acordo de que a companhia e os estados farão um grupo de trabalho para avançar com essa discussão e também para mapear ações de sustentabilidade consideradas adequadas para a região.
Diante de indícios de petróleo no Amazonas, a Petrobras quer furar um poço de petróleo na foz do Rio Amazonas, no litoral do Amapá, para confirmar a existência do óleo. A licença para o projeto foi negada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em maio de 2023, mas a estatal pediu para o órgão reconsiderar a avaliação e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já defendeu o projeto.
A Petrobras ainda tem avançado na exploração de outras áreas da chamada Margem Equatorial, área que se estende entre os estados do Amapá e do Rio Grande do Norte e, segundo a companhia, é a "mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas e ultraprofundas". Em janeiro, por exemplo, encontrou indícios de petróleo em um poço perfurado na margem do Rio Grande do Norte.
Leia também: Andrade Gutierrez e antiga Odebrecht voltam a vencer licitações na Petrobras
Na sexta-feira (15), Prates defendeu a atividade dizendo que o Brasil pode ter que passar a importar petróleo em algumas décadas caso não avance na produção na Margem Equatorial. Além disso, lembrou que a área já explorada em locais como a Guiana.
O presidente da Petrobras também garantiu, por sua vez, que a companhia só levará o projeto adiante de olho na responsabilidade ambiental. O governador do Pará e presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho, reforçou que os estados só vão tratar desse assunto com a Petrobras diante de garantias de sustentabilidade.
💲 Os governadores da Amazônia Legal ainda defenderam que a Petrobras apoie o desenvolvimento de ações ambientais na região. Uma das propostas é a criação de um fundo, com recursos provenientes da exploração de petróleo. Aportes no Fundo Amazônia e em ações de compensação ambiental também seriam uma alternativa. Por isso, a Petrobras e os governadores da região decidiram formar um grupo de trabalho para discutir o assunto.
De acordo com Prates, a criação de um fundo exigiria mudanças na legislação. Ele disse, contudo, que a proposta seguiria a lógica dos royalties de petróleo, que preveem o pagamento de parte da receita bruta obtida com a exploração de petróleo para o governo. Ele também lembrou que, neste caso, a destinação de recursos para o fundo dependeria da confirmação da existência de petróleo na região.
"A ideia é que organizemos as expectativas de demandas e comecemos a trabalhar com atividades que depois serão complementadas e ampliadas com a produção", afirmou o presidente da Petrobras.
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
Conforme anunciado em 16 de abril, estatal pagará R$ 0,3718 por ação em dividendos.
A executiva destacou que a decisão dependerá do comportamento dos preços do petróleo nos próximos meses.
Investidores voltaram a evitar ativos de risco com a escalada conflito no Oriente Médio; entenda.
A estatal pretende dobrar a capacidade de refino da RNEST, passando dos atuais 130 mil para 260 mil barris por dia.
Ações ordinárias e preferenciais da estatal entregam resultados diferentes aos investidores, conforme dados da B3.
Na manhã desta sexta-feira (13), o barril do petróleo tipo Brent chegou a ser negociado com alta de até 7,6%, cotado a US$ 74,66.
Cabe destacar que este pagamento considera a data de 16/04/2025 como data base da posição acionária.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?