Petrobras (PETR4) pode ajudar a lidar com alta do petróleo, diz nº 2 de Haddad
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
A CGU (Controladoria-Geral da União) decidiu apurar o impasse envolvendo a licença para exploração de petróleo na Foz do Amazonas pela Petrobras (PETR4).
🔎 Segundo a "CNN Brasil", o órgão pediu acesso a todas as informações do processo de licenciamento do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
O pedido foi enviado no último dia 14 de fevereiro. Isto é, dois dias depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamar do "lenga-lenga" do caso.
Em 12 de fevereiro, Lula defendeu a exploração do potencial petrolífero da região pela Petrobras e disse que o governo discutiria o assunto com o Ibama.
"Nós precisamos autorizar que a Petrobras faça pesquisa. É isso que nós queremos. Se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é para ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo", disse Lula na ocasião.
⛽ Nessa quinta-feira (27), no entanto, técnicos do Ibama recomendaram novamente a rejeição a licença, por causa dos riscos ambientais envolvidos no projeto.
Pouco antes de saber da recomendação, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que a companhia havia criado um sistema de precaução na área que "não tem precedente no mundo".
"O que estamos oferecendo para o Ibama entendemos que está resolvido. Não há mais o que se pedir. Tenho mais de 45 anos nessa indústria e nunca vi esse nível de esforço", disparou Magda.
A diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, acrescentou que, depois do posicionamento técnico, ainda há um "caminho longo para que seja dado o parecer final do instituto". A palavra final sobre o assunto cabe ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
Leia também: Petrobras (PETR4): Dividendos frustram o mercado, mas CEO tenta se explicar
Segundo a "CNN", a CGU pediu que uma de suas auditoras tivesse acesso ao processo do Ibama sobre o licenciamento ambiental do projeto de exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Antes, os órgãos já haviam feito uma reunião sobre o assunto.
🧾 Em nota enviada à emissora, a CGU disse que não está realizando uma auditoria no Ibama, mas a Auditoria Anual de Contas da Petrobras, referente ao exercício de 2024.
"Trata-se de uma atividade de rotina, cujo relatório deve ser enviado ao TCU até maio para subsidiar a tomada de contas do presidente daquele Tribunal. Assim, a consulta de auditores da CGU ao Ibama teve como foco a verificação da conformidade dos atos no âmbito da Petrobras", explicou.
O Ibama acrescentou que "a CGU está avaliando o Licenciamento Ambiental do Ibama no sentido amplo do instrumento" e não "focado em uma atividade ou empreendimento".
"Todos os anos, diversos setores do Ibama são auditados pela CGU, e, no passado recente, o Licenciamento Ambiental já foi auditado pela CGU com contribuições importantes", disse o Ibama, em nota enviada à "CNN".
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
Conforme anunciado em 16 de abril, estatal pagará R$ 0,3718 por ação em dividendos.
A executiva destacou que a decisão dependerá do comportamento dos preços do petróleo nos próximos meses.
Investidores voltaram a evitar ativos de risco com a escalada conflito no Oriente Médio; entenda.
A estatal pretende dobrar a capacidade de refino da RNEST, passando dos atuais 130 mil para 260 mil barris por dia.
Ações ordinárias e preferenciais da estatal entregam resultados diferentes aos investidores, conforme dados da B3.
Na manhã desta sexta-feira (13), o barril do petróleo tipo Brent chegou a ser negociado com alta de até 7,6%, cotado a US$ 74,66.
Cabe destacar que este pagamento considera a data de 16/04/2025 como data base da posição acionária.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?