Petrobras (PETR4) pode ajudar a lidar com alta do petróleo, diz nº 2 de Haddad
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
A Petrobras (PETR4) desistiu de vender os negócios de distribuição e comercialização de combustíveis e lubrificantes que mantém na Colômbia, por meio da Pecoco (Petrobras Colombia Combustibles).
⛽ O processo de desinvestimento havia sido aberto em 2020 e mirava a venda de 100% das ações da Pecoco mantidas pela Petrobras e suas subsidiárias. À época, a companhia disse que o objetivo era otimizar o portfólio e melhorar a alocação de capital, visando à maximização de valor para os seus acionistas.
A diretoria da Petrobras, no entanto, decidiu encerrar esse projeto nesta sexta-feira (7). Em comunicado ao mercado, a estatal disse que a decisão "está alinhada aos direcionadores estratégicos vigentes, que consideram a diversificação do portfólio de forma rentável e a perenização da companhia".
Neste governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Petrobras já havia encerrado outros processos de desinvestimento abertos no governo de Jair Bolsonaro (PL). A estatal abandonou os planos de vender refinarias e ativos no segmento de gás natural, por exemplo. Além disso, desistiu de vender uma fatia da Metanor e a subsidiária de biocombustíveis PBio.
A Petrobras atua no mercado de distribuição e comercialização de combustíveis e lubrificantes da Colômbia desde 2006, por meio de estações de serviços, fábrica de lubrificantes e bases de distribuição de combustíveis.
A companhia também mantém atividades exploratórias no país e, no ano passado, anunciou a "maior descoberta de gás da história da Colômbia" em parceria com a Ecopetrol (E1CO34).
A descoberta foi confirmada em dezembro, após a perfuração de um poço no litoral colombiano. Logo depois, a Petrobras disse que daria início aos "procedimentos socioambientais e de licenciamento necessários para transportar o gás para os centros de consumo".
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
Conforme anunciado em 16 de abril, estatal pagará R$ 0,3718 por ação em dividendos.
A executiva destacou que a decisão dependerá do comportamento dos preços do petróleo nos próximos meses.
Investidores voltaram a evitar ativos de risco com a escalada conflito no Oriente Médio; entenda.
A estatal pretende dobrar a capacidade de refino da RNEST, passando dos atuais 130 mil para 260 mil barris por dia.
Ações ordinárias e preferenciais da estatal entregam resultados diferentes aos investidores, conforme dados da B3.
Na manhã desta sexta-feira (13), o barril do petróleo tipo Brent chegou a ser negociado com alta de até 7,6%, cotado a US$ 74,66.
Cabe destacar que este pagamento considera a data de 16/04/2025 como data base da posição acionária.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?