Petrobras (PETR4) pode ajudar a lidar com alta do petróleo, diz nº 2 de Haddad
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
O Ibama ainda não se decidiu sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Ainda assim, autorizou a Petrobras (PETR4) a avançar em uma das frentes ligadas a esse projeto: a limpeza da sonda de perfuração que a estatal pretende usar no local.
🚢 A sonda já atuou em perfurações na bacia Potiguar e está no Rio de Janeiro. Contudo, acabou ficando com colônias de coral-sol na porção submersa do seu casco. O coral é considerado um invasor perigoso, pois ameaça a biodiversidade marinha. Por isso, a Petrobras pediu ao Ibama para fazer a remoção desses corais.
A autorização para a limpeza do equipamento foi emitida na segunda-feira (10) Em nota, o Ibama disse que esta é uma "etapa de rotina no setor de petróleo quando há previsão de deslocamento de plataformas ou embarcações de regiões com ocorrência de coral-sol para outra sem registro".
O órgão ressaltou ainda que "essa etapa não representa qualquer deliberação conclusiva quanto à concessão ou não da licença ambiental para a realização da atividade de perfuração marítima no bloco FZA-M-59", da Foz do Amazonas.
O plano da Petrobras é fazer a limpeza da sonda na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e depois levá-la até a Margem Equatorial. O equipamento deve ser usado no processo exploratório da Foz do Amazonas, caso a perfuração local seja autorizada pelo Ibama.
🗓️ A limpeza da sonda, contudo, pode levar cerca de dois meses. Já a mobilização da sonda até a Foz do Amazonas pode durar mais 20 dias. Por isso, a expectativa é de que a sonda só esteja pronta para atuar na Margem Equatorial em junho ou julho.
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, já disse, no entanto, que a decisão do órgão sobre a perfuração da Foz do Amazonas só deve sair depois desse mês de março.
Segundo Agostinho, a Petrobras deve entregar o centro de reabilitação de fauna pedido pelo órgão antes disso. O centro está sendo construído em Oiapoque, no Amapá, e deve ser finalizado até o fim deste mês, de acordo com a estatal.
Nessa segunda-feira (10), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, voltou a dizer que a decisão será técnica, apesar da defesa do projeto pelo governo Lula (PT), que vem monitorando o processo junto ao Ibama.
Leia também: Petrobras (PETR4) mira Argentina e África em busca de novas reservas de gás e petróleo
Apesar de a exploração de petróleo na Foz do Amazonas ainda depender de outra licença do Ibama, a autorização para a limpeza da sonda animou defensores do projeto, como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
🗣️ Em nota, o parlamentar avaliou que "a autorização representa um passo fundamental para que a companhia obtenha a licença ambiental necessária para avançar com a atividade exploratória de forma responsável e sustentável".
"Continuarei trabalhando e acompanhando esse processo, pois sei da importância desse avanço para a soberania energética do país e para o futuro da nossa economia", afirmou Alcolumbre.
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
Conforme anunciado em 16 de abril, estatal pagará R$ 0,3718 por ação em dividendos.
A executiva destacou que a decisão dependerá do comportamento dos preços do petróleo nos próximos meses.
Investidores voltaram a evitar ativos de risco com a escalada conflito no Oriente Médio; entenda.
A estatal pretende dobrar a capacidade de refino da RNEST, passando dos atuais 130 mil para 260 mil barris por dia.
Ações ordinárias e preferenciais da estatal entregam resultados diferentes aos investidores, conforme dados da B3.
Na manhã desta sexta-feira (13), o barril do petróleo tipo Brent chegou a ser negociado com alta de até 7,6%, cotado a US$ 74,66.
Cabe destacar que este pagamento considera a data de 16/04/2025 como data base da posição acionária.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?