Sobe ou mantém? Mercado ainda não tem consenso sobre nova Selic
Decisão será divulgada na próxima semana, depois de reunião com diretores do BC

Na próxima semana, entre os dias 17 e 18 de junho, os diretores do Banco Central se reúnem mais uma vez para decidir o rumo da taxa básica de juros. O mercado não tem um consenso sobre qual vai ser o novo patamar da Selic.
📈 Atualmente, o indicador está na casa dos 14,75% ao ano, que já é o maior patamar desde 2015. A expectativa depois da última reunião era de que a Selic fosse mantida assim por mais algumas reuniões, mas o cenário vem mudando as projeções.
A decisão sobre o novo patamar da Selic deve começar a se fundamentar nos próximos dias, já com o novo resultado da inflação oficial. Segundo dados medidos pelo IBGE, o IPCA em maio foi de 0,26%, abaixo da expectativa, portanto, chega de forma positiva para o Copom (Comitê de Política Monetária).
Isso porque esse órgão tem a missão de fazer com que a inflação oficial convirja para a meta, que é de 3% ao ano. Há uma margem de 1,5% para mais ou menos.
"As duas palavras-chave são flexibilidade e cautela. Flexibilidade significa que nós vamos para a próxima reunião com as opções em aberto, consumindo os dados”, disse o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, recentemente.
Com o novo resultado, a inflação acumulada nos últimos 12 meses terminou em 5,3%. Embora esteja ainda sobre a meta, teoricamente, os preços teriam mais seis meses para se acomodarem.
💲 Leia mais: LCI, LCA, bets e fintechs: O que deve ser taxado para compensar o recuo no IOF?
Há quem aposte, portanto, na manutenção dos juros no patamar atual, entendo que o atual resultado é suficiente para levar a inflação para dentro da meta. Já o presidente Lula acredita que o BC deve diminuir a taxa, e tem falado isso de forma recorrente nos eventos públicos que participa.
"O que nós estamos conscientes é que a inflação está controlada, caiu o preço dos alimentos e acho que logo, logo o Banco Central vai tomar a atitude correta de começar a baixar os juros. Uma coisa engraçada é que mesmo com os juros altos a economia continua crescendo", disse ele, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.
O resultado do Copom deve ser divulgado na noite da próxima quarta-feira (18), quando os diretores informam ao mercado a nova porcentagem. Na semana seguinte, eles também divulgam uma carta contendo todas as informações que os levaram a votar pelo novo resultado.

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224