Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
💸 O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu adiar, nesta quinta-feira (4), a retomada do julgamento que aborda a legalidade do uso da TR (Taxa Referencial) para a correção das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Embora a análise estivesse agendada para esta quinta-feira, o processo em questão não foi debatido, e uma nova data ainda não foi determinada.
A discussão sobre o índice de correção das contas do FGTS foi interrompida em novembro do ano passado, devido a um pedido de vista feito pelo ministro Cristiano Zanin. O processo foi retomado para julgamento no último dia 25 de março.
Até o momento, o placar indica 3 votos a 0 a favor da consideração da TR como inconstitucional para remunerar as contas dos trabalhadores. O relator, Luís Roberto Barroso, e os ministros André Mendonça e Nunes Marques votaram na mesma linha.
Anteriormente, a AGU (Advocacia-Geral da União) apresentou ao STF uma proposta para desbloquear o julgamento do caso. A sugestão foi formulada após consulta a centrais sindicais e outros órgãos envolvidos na causa.
Em nome do Governo Federal, a AGU defendeu que as contas do fundo garantam uma correção mínima que mantenha o valor do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o índice oficial da inflação.
A proposta se aplicaria apenas a novos depósitos, a partir da decisão do STF, e não afetaria valores retroativos. De acordo com a AGU, o cálculo atual que determina a correção com juros de 3% ao ano, acrescido da distribuição de lucros do fundo, além da correção pela TR, deveria ser mantido.
No entanto, se esse cálculo não alcançasse o IPCA, caberia ao Conselho Curador do FGTS estabelecer uma forma de compensação. O IPCA acumulado nos últimos 12 meses é de 4,50%.
O FGTS, criado em 1966 para substituir a estabilidade no emprego, funciona como uma poupança compulsória e proteção financeira contra o desemprego. Em casos de dispensa sem justa causa, o empregado tem direito ao saldo do FGTS, além de uma multa de 40% sobre o montante.
Após o início do processo no STF, novas leis entraram em vigor e as contas começaram a ser corrigidas com juros de 3% ao ano e a distribuição de lucros do fundo, além da correção pela TR. No entanto, essa correção permanece abaixo da inflação.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?