21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Além de acabar com a isenção dos títulos de renda fixa, o governo federal deve elevar o imposto cobrado sobre as distribuições de JCP (Juros sobre o Capital Próprio).
📈A ideia é aumentar de 15% para 20% a alíquota de IR (Imposto de Renda) que incide sobre o pagamento de JCP.
A elevação já havia sido proposta no ano passado, mas voltou à cena diante das negociações em torno do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
"Alguns parlamentares sugeriram que era o caso de se debruçar sobre isso", contou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça-feira (10).
O ministro apresentou uma série de propostas aos líderes partidários no último domingo (8), com o intuito de compensar o recuo no aumento do IOF.
O aumento do JCP não estava na lista, mas acabou entrando no pacote que será enviado pelo governo ao Congresso Nacional nos próximos dias como uma alternativa ao aumento do IOF.
💲 Haddad também confirmou nesta terça-feira (10) a proposta de criar uma alíquota única de 17,5% de IR para todas as aplicações financeiras.
Hoje, as aplicações de renda fixa estão sujeitas a uma tabela regressiva de IR, que começa em 22,5% e termina em 15%, dependendo do tempo do investimento.
O governo, contudo, deve unificar essa cobrança em 17,5%. A nova alíquota também deve valer para outros investimentos, como ações e criptomoedas.
⚠️ Só os títulos que hoje são isentos de IR devem escapar dessa alíquota, como LCIs e LCAs (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio). Esses títulos, no entanto, não continuarão isentos, pois a proposta do governo é taxar o retorno desses investimentos em 5%.
Haddad acredita, contudo, que esses ativos continuarão oferecendo taxas atrativas ao investidor.
"Com a alíquota de 17,5%, a tributação mínima de 5% mantém um diferencial da taxa de tributação muito elevado. Então, os títulos continuam muito incentivados", afirmou.
Essas e outras propostas foram discutidas por Haddad com líderes partidários no domingo (8) e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (10).
Na saída da reunião com Lula, Haddad disse que o assunto agora segue para a Casa Civil, que deve enviar as propostas para o Congresso Nacional nos próximos dias por meio de uma MP (Medida Provisória).
Ele também minimizou a fala do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que "não há compromisso do Congresso de aprovar as medidas".
"É uma fala de prudência", afirmou Haddad, lembrando que os líderes partidários ainda iriam discutir o assunto com as suas bancadas.
Veja o que deve propor a MP:
Com essas medidas, o governo deve reverter o aumento do IOF anunciado no final de maio. O recuo no IOF foi pedido por parlamentares e empresários, mas, segundo Haddad, terá que ser compensado com outras medidas por causa do seu impacto fiscal.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?