Trump aumenta tarifas sobre importações da Índia para 50%
O Brasil também foi ameaçado com uma taxa de 100% pelo mesmo motivo.

Donald Trump (Partido Republicano), presidente dos EUA (Estados Unidos), cumpriu a promessa de elevar para 50% as tarifas sobre produtos importados da Índia. A ação foi apresentada como uma retaliação de Washington ao fato de Nova Délhi manter suas compras de petróleo russo.
💲 Trump já havia anunciado que multaria a Índia por adquirir energia e equipamentos militares russos. "Embora a Índia seja nossa amiga, ao longo dos anos fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são altíssimas, entre as mais altas do mundo, e eles têm barreiras comerciais não monetárias mais rigorosas e incômodas do que qualquer país", afirmou o republicano.
A decisão está baseada em uma ordem executiva da Casa Branca emitida em 2022, que vetou importações e novos aportes na Rússia como reação à ofensiva contra a Ucrânia. Os produtos proibidos incluem petróleo bruto, combustíveis e derivados do petróleo.
E o Brasil?
Lembrando que o Brasil também foi ameaçado pelos EUA por negociar com a Rússia. Lindsey Graham, senador norte-americano, ameaçou impor tarifas extras de até 100% sobre países que seguirem comprando petróleo da Rússia.
“China, Índia e Brasil. Esses três países compram 80% do petróleo russo barato e é assim que a máquina de guerra de Putin continua funcionando”, disse. “Se isso continuar, vamos impor 100% de tarifa para esses países. Punindo-os por ajudar a Rússia”, afirmou.
🗣️ Especialistas consultados pelo Investidor10 apontam ainda que o cenário político envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode influenciar ainda mais a aplicação de novas taxas. Trump, antes mesmo da prisão de Bolsonaro, já criticava o governo brasileiro e chegou a chamar a investigação contra o ex-presidente por tentativa de golpe de Estado de "caça às bruxas".
Leia também: Kepler Weber (KEPL3) anuncia novo programa de recompra de ações
Lembrando que o Brasil é o quinto maior comprador de derivados de petróleo russo, o primeiro lugar é ocupado pela China, segundo informações do Centre for Research on Energy and Clean Air.
Das cinco maiores importadoras de combustível russo entre janeiro e julho de 2025, duas estão na B3 e podem estar na mira das possíveis novas taxas: a Vibra Energia (VBBR3) e a Blueway Trading, do mesmo grupo Raízen (RAIZ4).

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados