Trump aumenta tarifas sobre importações da Índia para 50%

O Brasil também foi ameaçado com uma taxa de 100% pelo mesmo motivo.

Author
Publicado em 27/08/2025 às 09:10h - Atualizado Agora Publicado em 27/08/2025 às 09:10h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) (Imagem: Shutterstock)
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) (Imagem: Shutterstock)

Donald Trump (Partido Republicano), presidente dos EUA (Estados Unidos), cumpriu a promessa de elevar para 50% as tarifas sobre produtos importados da Índia. A ação foi apresentada como uma retaliação de Washington ao fato de Nova Délhi manter suas compras de petróleo russo.

💲 Trump já havia anunciado que multaria a Índia por adquirir energia e equipamentos militares russos.  "Embora a Índia seja nossa amiga, ao longo dos anos fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são altíssimas, entre as mais altas do mundo, e eles têm barreiras comerciais não monetárias mais rigorosas e incômodas do que qualquer país", afirmou o republicano.

A decisão está baseada em uma ordem executiva da Casa Branca emitida em 2022, que vetou importações e novos aportes na Rússia como reação à ofensiva contra a Ucrânia. Os produtos proibidos incluem petróleo bruto, combustíveis e derivados do petróleo. 

E o Brasil?

Lembrando que o Brasil também foi ameaçado pelos EUA por negociar com a Rússia. Lindsey Graham, senador norte-americano, ameaçou impor tarifas extras de até 100% sobre países que seguirem comprando petróleo da Rússia.  

 “China, Índia e Brasil. Esses três países compram 80% do petróleo russo barato e é assim que a máquina de guerra de Putin continua funcionando”, disse. “Se isso continuar, vamos impor 100% de tarifa para esses países. Punindo-os por ajudar a Rússia”, afirmou.  

🗣️ Especialistas consultados pelo Investidor10 apontam ainda que o cenário político envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode influenciar ainda mais a aplicação de novas taxas. Trump, antes mesmo da prisão de Bolsonaro, já criticava o governo brasileiro e chegou a chamar a investigação contra o ex-presidente por tentativa de golpe de Estado de "caça às bruxas". 

Leia também: Kepler Weber (KEPL3) anuncia novo programa de recompra de ações

Lembrando que o Brasil é o quinto maior comprador de derivados de petróleo russo, o primeiro lugar é ocupado pela China, segundo informações do Centre for Research on Energy and Clean Air. 

Das cinco maiores importadoras de combustível russo entre janeiro e julho de 2025, duas estão na B3 e podem estar na mira das possíveis novas taxas: a Vibra Energia (VBBR3) e a Blueway Trading, do mesmo grupo Raízen (RAIZ4)