Petrobras (PETR4) pode ajudar a lidar com alta do petróleo, diz nº 2 de Haddad
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
A Unigel voltou a paralisar as fábricas de fertilizantes nitrogenados que arrendou da Petrobras (PETR4) na Bahia e em Sergipe. A produção foi interrompida na quarta-feira (6), dois dias depois de a petroleira negar irregularidades no contrato com a Unigel.
"A companhia continuará com uma infraestrutura mínima para manutenção e preservação dos ativos, além de garantir o cumprimento dos compromissos legais e socioambientais", disse a Unigel, que arrendou as fábricas da Petrobras em 2019 e já havia interrompido a produção de fertilizantes em 2023.
💲 Segundo a Unigel, a nova interrupção é um reflexo dos preços do gás natural. A companhia alega que o insumo chega a custar seis vezes mais no Brasil do que no Oriente Médio e nos Estados Unidos. Por isso, pede a sensibilização do governo e da Petrobras em relação à política de preços do gás natural que é destinado ao setor industrial.
"A Unigel suportou prejuízos durante todo o ano de 2023 e também em 2024, mas mesmo assim preservou a maior parte de seu quadro de funcionários, na expectativa de que fossem bem-sucedidas as negociações e frentes de trabalho buscando a redução do preço do gás natural via Governo Federal", afirmou.
Leia também: Petrobras (PETR4) nega irregularidades em contrato com a Unigel
🏭 A Unigel disse que também aguardava "uma alternativa temporária via contrato de tolling, além da parceria estratégica em combustíveis renováveis junto à Petrobras" para endereçar esse problema, mas ressaltou que essas soluções "não entraram em vigor até o momento".
Petrobras e Unigel firmaram um contrato que prevê a industrialização de fertilizantes por encomenda, uma modalidade chamada de tolling, em dezembro de 2023. O TCU (Tribunal de Contas da União), no entanto, apontou indícios de irregularidades no contrato.
Na última sexta-feira (1º), o colunista Lauro Jardim, do jornal "O Globo", publicou que a empresa de auditoria KPMG teria recomendado o afastamento e a apreensão dos celulares de diretores da Petrobras após investigação de irregularidades no contrato com a Unigel. A Petrobras, no entanto, negou a informação.
Em comunicado publicado na segunda-feira (4), a Petrobras disse que apurou o caso, junto com a KMPG, e não constatou irregularidades no contrato. A petroleira disse ainda que o acordo valerá por apenas oito meses e que a fabricação de fertilizantes por encomenda ainda não começou.
Em fato relevante, a Unigel reforçou nesta quinta-feira (7) que o contrato "representa uma alternativa temporária para viabilizar a manutenção da operação das plantas arrendadas junto à Petrobras", além dos empregos associados à operação.
Segundo as companhias, o objetivo é usar esses oito meses para trabalhar na elaboração de novos modelos de negócio para a continuidade da produção de fertilizantes nas fábricas da Bahia e Sergipe.
Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.
Conforme anunciado em 16 de abril, estatal pagará R$ 0,3718 por ação em dividendos.
A executiva destacou que a decisão dependerá do comportamento dos preços do petróleo nos próximos meses.
Investidores voltaram a evitar ativos de risco com a escalada conflito no Oriente Médio; entenda.
A estatal pretende dobrar a capacidade de refino da RNEST, passando dos atuais 130 mil para 260 mil barris por dia.
Ações ordinárias e preferenciais da estatal entregam resultados diferentes aos investidores, conforme dados da B3.
Na manhã desta sexta-feira (13), o barril do petróleo tipo Brent chegou a ser negociado com alta de até 7,6%, cotado a US$ 74,66.
Cabe destacar que este pagamento considera a data de 16/04/2025 como data base da posição acionária.
Já tem uma conta? Entrar
Register for free to continue accessing Investidor10.
Already have an account? Login
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?