O desenvolvimento da plataforma Ergo começou em 2017, após vários anos de pesquisa e implementação de protótipos, como uma alternativa ao problema atual de escalabilidade e alto consumo de energia para mineração das principais criptomoedas, dentre elas o Bitcoin
Em busca de alta lucros e popularidade, os desenvolvedores declararam implementações de blockchain 2.0, 3.0 e assim por diante, principalmente em oposição à principal vantagem das criptomoedas – descentralização – e as equipes simplesmente prometeram que a descentralização será alcançada em algum momento no futuro.
Em contraste, a ideia da plataforma Ergo é implementar ideias prontas para uso, mantendo a rede verdadeiramente descentralizada. Pode ser chamado de “blockchain 1.1”, uma grande atualização para a tecnologia blockchain em vez de mudanças revolucionárias de última hora.
O objetivo da Ergo é ser a plataforma que é realmente útil para aplicativos descentralizados que exigem blockchain e para ser capaz de sobrevivência a longo prazo, o que permite que seja uma poderosa reserva de valor.
Dentre os principais objetivos e características da ERG, podemos destacar:
Descentralização em primeiro lugar: A rede ERGO ser o mais descentralizada possível, sendo assim, qualquer partes (líderes sociais, desenvolvedores de software, fabricantes de hardware, mineiros, fundos e assim por diante), cuja ausência ou comportamento malicioso pode afetar a segurança e a descentralização da rede deve ser evitada.
Criado para pessoas comuns: Ergo é uma plataforma para pessoas comuns, e, portanto, os seus interesses não devem ser infringidos em favor de grandes partidos.
Na prática, isso significa que a centralização da mineração deve ser evitada e pessoas normais devem ser capazes de participar do protocolo executando um nó completo e blocos de mineração.
Plataforma de Dinheiro Contratual: Ergo é a camada de base para aplicativos que serão construídos em cima dele.
O protocolo ERGO é adequado para várias aplicações, mas seu foco principal é fornecer uma maneira eficiente, segura e fácil de implementar contratos financeiros.
Foco de longo prazo: Todos os aspectos do desenvolvimento Ergo devem ser focados em uma perspectiva de longo prazo.
Uma vez que Ergo é projetado como plataforma, os aplicativos desenvolvidos em cima do Ergo também devem ser capazes de sobreviver no longo prazo.
Esta resiliência e capacidade de sobrevivência a longo prazo podem também permitir que Ergo seja uma boa reserva de valor.
Sem permissão e aberto: O protocolo Ergo não restringe ou limita nenhuma categoria de uso. Deve permitir que qualquer pessoa entre na rede e participe no protocolo sem quaisquer ações preliminares.
Ao contrário do sistema financeiro tradicional, não há resgates, listas negras ou outras formas de discriminação deve ser possível no nível central do protocolo Ergo.
Por outro lado os desenvolvedores de aplicativos são livres para implementar qualquer lógica que quiserem, tomando responsabilidade pela ética e legalidade de sua aplicação.
Resumindo, Ergo (ERG) combina alguns dos melhores aspectos do Bitcoin (BTC) com o melhor do Ethereum (ETH).
Ele se descreve como um protocolo blockchain “desenvolvido para ser uma plataforma de contratos financeiros eficiente e segura com funcionalidade DeFi radicalmente nova”.
A ERG, é a moeda nativa da plataforma Ergo.